Mais de um ano após ter sido revelado, só agora o Ford Mustang GTD teve suas especificações oficiais e definitivas divulgadas. E, como era esperado, é insano e custará quase R$ 1,8 milhão ao câmbio atual.
Como já esperávamos, o motor V8 5.2 supercharger gera 826 cv de potência e 91,8 kgfm de torque. Isso o torna o Mustang mais potente da história entre os carros de fábrica, colocando o esportivo como um supercarro.
A potência não é o único detalhe incrível do modelo. Este motor V8 está totalmente reforçado com um conjunto de atualizações voltadas para o desempenho, incluindo um novo sistema de óleo de carter seco, válvulas de escape e admissão revisados, uma polia menor e um sistema de escapamento em titânio brilhante.
Acoplado ao motor está um câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas transeixo da Tremec. Ele está montado no eixo traseiro para garantir s distribuição de peso na proporção 50:50.
O esportivo vem também se destaca pelo bodykit com para-lamas alargados com foco na aerodinâmica, freios carbono-cerâmicos e uma configuração de chassi voltada para circuitos. Tudo é pensado para melhorar o controle e a estabilidade em altas velocidades.
Isso inclui a suspensão traseira com amortecedores semiativos e usa válvulas para controlar a taxa de compressão e a altura por meio de um sistema hidráulico. A suspensão dianteira tem arquitetura que aumenta a rigidez lateral enquanto a suspensão pushrod traseira é montada dentro de um subchassi tubular.
O carro ainda tem rodas de alumínio forjado de 20″, com pneus dianteiros de 325 mm e traseiros de 345 mm de largura. Há até dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão traseira para ajudar a resfriar os freios traseiros.
Tudo isso ajuda o Mustang GTD a alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h. Isso é um recorde para a linha Mustang e não está muito atrás do recorde da própria marca, de 348 km/h com o supercarro Ford GT.
Engenheiros da Ford também focaram muito na aerodinâmica do novo Mustang. Implementaram uma proteção inferior fibra de carbono e abas dianteiras controladas hidraulicamente para ajudar a gerenciar o fluxo de ar.
Os para-lamas, capô, tampa do porta-malas, soleiras das portas, divisor dianteiro, difusor traseiro e teto são todos feitos de fibra de carbono para deixar o esportivo mais leve. O aerofólio traseiro é montado e controlado hidraulicamente para alterar os níveis de downforce. A Ford não divulgou quanto downforce o carro produz.
Por dentro, o Mustang GTD tem assentos Recaro, paddle shifters impressos em 3D, um seletor rotativo e uma placa de série feita de peças de titânio de um caça Lockheed Martin F-22.
A Ford também disponibilizará alguns recursos para a economia de peso do carro, como rodas de magnésio de 20 polegadas e também um pacote de desempenho opcional. Porém, nada disso está incluso no preço base de US$ 325.000 (R$ 1,75 milhão ao câmbio atual) do novo Mustang GTD.
Toda essa preparação faz sentido quando colocamos em pauta a principal inspiração do GTD: o Mustang GT3 feito para Le Mans. Além disso, o principal objetivo da Ford é registrar tempo de volta abaixo dos 7 segundos em Nürburgring.