Com início das vendas programadas para 2016, o novo Focus RS foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira no Salão de Genebra, na Suíça. As mudanças no modelo são várias, começando por ter, pela primeira vez, opção de tração integral. O motor, como já se sabe, é o mesmo do Mustang, um bloco 2.3 litros de quatro cilindros EcoBoost turbo que desenvolve 320 cv e 44,15 mkgf de torque e transmissão de seis marchas manual.
>> Confira tudo sobre o Salão de Genebra 2015!
A Ford não divulgou ainda números de aceleração e velocidade máxima, mas reforçou que o carro virá ainda com controle de largada e, como outra novidade, um botão para drift, mas o que ele faz exatamente não foi revelado. Para garantir “capacidade única para drift e velocidade de curva sem igual no segmento”, a montadora instalou duas embreagens controladas eletronicamente, uma em cada lado do eixo traseiro, que funcionam como um diferencial de derrapagem limitada.
Confira galeria do Focus RS 2016!
O sistema, chamado de RDU, é capaz de monitorar as condições da pista até 100 vezes em um segundo e irá entregar até 70% do torque no eixo traseiro e, se necessário, até 100% deste montante sendo direcionado para apenas uma das rodas de trás. As rodas serão de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Super Sport 235/35 R19 e, como opcional, estará disponível o Pilot Sport Cup 2.
A produção do novo Ford Focus RS deve começar até o final deste ano e as primeiras entregas apenas em 2016.