Em meio a dois lançamentos de peso – a nova picape Toro e o futuro compacto Mobi – a Fiat pode estar encerrando a produção de nada menos que quatro modelos. Uma fonte ligada à rede de concessionárias da marca afirma que a fábrica não está mais faturando os modelos Bravo, Idea, Linea e Uno Vivace.
LEIA MAIS:
>> Guia de Usados: Fiat Bravo
>> Os carros que não veremos mais em 2016
>> Impressões: novo Fiat Tipo sedã
Contactada pela reportagem de QUATRO RODAS, a Fiat oficialmente nega a informação. Uma análise de mercado, porém, mostra que o boato pode ter fundamento. O Uno Vivace, por exemplo, será (junto com o Palio Fire) o modelo substituído pelo Mobi – no facelift realizado em 2014, a versão de entrada foi a única a não sofrer alterações, assumindo o papel que antes era do falecido Mille.
Os outros três modelos citados andam esquecidos tanto pelo mercado quanto pelo departamento de marketing da empresa. Apesar de ainda ter números de venda razoáveis – 8.234 unidades emplacadas no acumulado de 2015 – a minivan Idea faz parte de um segmento em queda em um mercado cada vez mais povoado por SUVs (sua única concorrente direta hoje é a Citroën Aircross). O Linea foi apenas o 11° sedã médio mais vendido do ano, com 4.379 emplacamentos. A situação do hatch médio Bravo é ainda mais crítica: apenas 2.795 unidades vendidas em 2015, bem atrás de Focus, Golf e Cruze.
Bravo e Linea, por sinal, vivem a expectativa (ainda não confirmada) de serem substituídos no Brasil pelas versões hatch e sedã do novo Fiat Tipo, lançado na Europa no ano passado. Isso, porém, ainda deve demorar para ocorrer – se ocorrer. Já a Idea não tem substituto à vista dentro do leque da FCA pelo mundo.
Para o consumidor ainda interessado nesses modelos, a notícia pode ser oportuna: em situações desse tipo, quando um modelo é descontinuado, as lojas geralmente precisam fazer promoções e descontos para acabar com os estoques.