Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

FCA convoca mega recall de 1,1 milhão de carros por alavanca de câmbio confusa

Modelos são afetados pelo funcionamento "incomum" da alavanca da transmissão

Por Guilherme Fontana Atualizado em 23 nov 2016, 20h57 - Publicado em 26 abr 2016, 13h57
câmbio Jeep Grand Cherokee
Jeep Grand Cherokee

O Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) anunciou um mega recall envolvendo 1,1 milhão de unidades de modelos Chrysler, Dodge e Jeep por problemas causados pelo câmbio automático dos mesmos. A maioria deles, 811.000, está nos Estados Unidos, enquanto 52.000 estão no Canadá, 17.000 no México e 249.000 foram enviados para fora da América do Norte. Procurada por QUATRO RODAS, a FCA do Brasil ainda não definiu se o país será afetado pelo chamado.

Segundo a empresa, o câmbio de oito marchas que equipa Dodge Charger, Chrysler 300S e Jeep Grand Cherokee é acionado por uma alavanca que tem causado problemas por seu funcionamento confuso. A alavanca é representada por uma espécie de joystick, que se movimenta para frente e para trás sem promover engates, se mantendo na mesma posição. Isso tem feito que, sem perceber, os proprietários dos veículos não posicionem o câmbio na posição de estacionamento P. 

Como consequência, os carros não ficam travados e podem se movimentar de acordo com a inclinação do local onde foram estacionados. Mais de 40 incidentes relacionados ao câmbio confuso foram registrados com pessoas atingidas (e feridas) pelos próprios carros. 

Continua após a publicidade
Publicidade