FCA convoca mega recall de 1,1 milhão de carros por alavanca de câmbio confusa
Modelos são afetados pelo funcionamento "incomum" da alavanca da transmissão
O Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) anunciou um mega recall envolvendo 1,1 milhão de unidades de modelos Chrysler, Dodge e Jeep por problemas causados pelo câmbio automático dos mesmos. A maioria deles, 811.000, está nos Estados Unidos, enquanto 52.000 estão no Canadá, 17.000 no México e 249.000 foram enviados para fora da América do Norte. Procurada por QUATRO RODAS, a FCA do Brasil ainda não definiu se o país será afetado pelo chamado.
Leia mais:
>> Leitores flagram o segundo SUV nacional da Jeep
Segundo a empresa, o câmbio de oito marchas que equipa Dodge Charger, Chrysler 300S e Jeep Grand Cherokee é acionado por uma alavanca que tem causado problemas por seu funcionamento confuso. A alavanca é representada por uma espécie de joystick, que se movimenta para frente e para trás sem promover engates, se mantendo na mesma posição. Isso tem feito que, sem perceber, os proprietários dos veículos não posicionem o câmbio na posição de estacionamento P.
Como consequência, os carros não ficam travados e podem se movimentar de acordo com a inclinação do local onde foram estacionados. Mais de 40 incidentes relacionados ao câmbio confuso foram registrados com pessoas atingidas (e feridas) pelos próprios carros.