Exemplar único, Ferrari GTB Shooting Brake vai a leilão no Reino Unido
Modelo passou por várias modificações e foi restaurado pela Hexagon Classics em 2014
Uma Ferrari modelo 365 GTB/4 Shooting Brake 1972, da coleção de uma empresa de colecionadores de carros chamada Hexagon Classics, está à venda em Londres, no evento Salon Privé Concours d´Elegance.
O modelo foi encomendado no início dos anos 70 pelo então piloto Luigi Chinetti (Coco), que trabalhava na época com importações de Ferrari para os Estados Unidos, com a Chinetti Motors. O carro, que custou o valor de quatro modelos Daytona, foi terminado na fábrica da Ferrari e enviado para os EUA.
Em seguida, um empresário do ramo imobiliário chamado Bob Gittleman decidiu encomendar algo ainda mais exclusivo para Luigi Chinetti. Com desenhos em mãos, o carro foi enviado o Reino Unido para a Panther Westwinds, que colocou uma porta traseira adicional, com janelas laterais no estilo gullwing, além de rechear o interior com instrumentos montados no painel de madeira. A Ferrari, já como Shooting Brake, finalmente foi entregue a Gittleman na Flórida em 1975 e ficou com o empresário até 1980.
Depois disso, a Ferrari 365 GTB/4 Shooting Brake passou por vários donos, entre eles o proprietário de equipe de corridas John Mecum e o colecionador Bill Kontes, em 1988. Uma década depois ela chegou à Europa, foi exibida no Concours d´Elegance no Paleis Het Loo, na Holanda, e no Goodwood Festival of Speed.
Em 2014 foi adquirida pela Hexagon Classics, que resolveu restaurá-la com o mesmo artesão que a transformou em Shooting Brake na Panther. O modelo recebeu uma nova pintura, revisão na parte mecânica por um funcionário da própria Ferrari e foi colocado à venda pela Hexagon.
Debaixo do capô, a Ferrari 365 GTB/4 Shooting Brake conta com um motor de 4390 cilindradas, V12, com 352 cv de potência e 43,2 mkgf de torque.
Gostou? É só ir até o Salon Privé, no Blenheim Palace, e adquirir a raridade que, segundo a Hexagon, não tem nem estimativa de preço.