Estudo revela tempo médio de deslocamento no trânsito em São Paulo

Veículos motorizados se mostram mais eficientes que o transporte público

mercado mercado

mercado (/)

A média de tempo de deslocamento casa-trabalho do paulistano é de 47 minutos (por trecho) para quem possui carro ou moto e de 57 minutos (por trecho) para quem utiliza transporte público. Essa é a conclusão de estudo feito pelo Ibope, baseado em questionários do Censo 2010, levando em conta os 96 distritos do município.

De acordo com nota publicada pela agência Estado, em alguns casos, a diferença em favor de quem utiliza veículo motorizado próprio chega a seis dias num ano, como é o caso dos moradores do distrito de Jaguara, zona oeste. O motivo é a escassez de linhas de transporte público (metrô, trem, ônibus) e a proximidade a vias expressas, fazendo com que cada trecho do deslocamento feito com carro/moto seja 19 minutos mais rápido.

Há, porem, exceções. Em alguns locais, como Itaim-Bibi e Moema, é mais ágil se deslocar a pé do que utilizando um veículo. Tal fato decorre da alta concentração de empregos nesses distritos, e, consequentemente, dos muitos casos de pessoas que residem perto do local de trabalho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s