Subaru, Toyota e Mazda até estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de uma nova geração de motores, mas a próxima geração de carros híbridos da Subaru ainda terá motor boxer. Na verdade, trata-se de um novo motor que promete ser até 20% mais eficiente e uma autonomia de até 1.000 km, mesmo com uma bateria bem pequena.
Trata-se de um novo motor boxer 2.5 aspirado desenvolvido especificamente para ser combinado a um conjunto híbrido. Gera, sozinho, 160 cv e 21,3 kgfm entre 4.000 e 4.400 rpm. Esse motor trabalha em conjunto com dois motores elétricos: um de tração, com 118 cv e 27,5 kgfm, e outro que atua apenas como gerador e preenche o espaço entre os outros dois.
A Subaru ainda não divulga a potência combinada, mas diz que esse arranjo permite que apenas o motor elétrico tracione o carro em uma ampla gama de condições. O motor a combustão pode atuar apenas com a função de gerar energia, mas também pode tracionar o carro junto com o motor elétrico.
A bateria, por sua vez, tem apenas 1,1 kWh de capacidade e é montada na traseira do carro. Na prática, é um sistema não muito diferente do eHEV do Honda Civic. Uma particularidade está em ter uma tomada convencional com potência de 1.500 W na traseira.
De acordo com a Subaru, o novo motor 2.5 é 20% mais eficiente que o seu antecessor. Some a isso um tanque de combustível maior e a promessa é a maior autonomia da história da Subaru: 1.000 km pelo ciclo WLTP. Isso, mesmo mantendo a tração integral com cardã atravessando o carro.
O primeiro carro com esse sistema será o Subaru Crosstrek, versão atualizada do Subaru XV que era vendido no Brasil até ser atualizado. Hoje a Subaru só tem um modelo à venda no Brasil, o Forester eBoxer, e uma concessionária em São Paulo e outra em Brasília.