Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Entusiastas de carros rebaixados querem “Lei Paul Walker” em São Paulo

Proposta quer “Dia do Carro Rebaixado” e alterações na resolução 479 do Contran que já permite a legalização de carros rebaixados

Por Diego Dias
Atualizado em 25 mar 2024, 16h09 - Publicado em 29 jun 2016, 16h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paul Walker - Fast & Furious

    Um vídeo sobre a “Lei Paul Walker” está tomando conta das mídias sociais e provocando as mais diversas reações. O vídeo defende uma flexibilização da Lei dos carros rebaixados, bem como um dia no calendário que institui o “Dia do Carro Rebaixado” no Estado de São Paulo. É serio, gente!

    LEIA MAIS:

    >> Quais as diferenças entre os tipos de suspensão independente?

    >> Mudar o tamanho das rodas altera o desempenho do veículo?

    >> Sete pecados capitais prejudiciais para o seu carro

    Continua após a publicidade

    Nas imagens, aparece um dos precursores para o projeto de lei, André Renisther, na Assembleia Legislativa, em São Paulo (SP). Ele relata que contatou o assessor jurídico da deputada Leci Brandão (PCdoB) para ajudar a elaborar o projeto de lei para instaurar o “Dia do Carro rebaixado” e também a chamada “Lei Paul Walker”, que levaria o nome do ator da franquia “Velozes e Furiosos“ – morto em 2013 num acidente automobilístico.

     

    Continua após a publicidade

    Na proposta da chamada “Lei Paul Walker”, constam reivindicações como “o direito de propriedade de veículos automotores e, como cidadãos, o direito de escolha entre sua originalidade ou na sua alteração de características do mesmo dentro dos critérios legais estipulados pela lei em vigor”; “reverter de 40% a 60% do valor cobrado na legalização de veículos rebaixados para hospitais infantis como AACD, APAE e INCOR entre outros”; “participação da secretaria de Esporte e Lazer nos eventos automotivos” e outros até mais inusitados como “o fim do radar móvel e de pistola, pois fere o direito do contribuinte e o direito de ir e vir”. As demais reivindicações da proposta você pode conferir na íntegra aqui.

    É importante lembrar que, desde março de 2014, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) legalizou a modificação da suspensão dos carros por meio da resolução 479 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que inclui tanto suspensão fixa e regulável (que pode ser de rosca ou a ar). Porém, há algumas regras, como a altura mínima do carro em relação ao solo de 10 centímetros, além de o conjunto de rodas e pneus não poder ter nenhum contato com a carroceria do veículo na hora do esterçamento. A “Lei Paul Walker” também quer a alteração no Resolução 479 no inciso II, onde a altura mínima em relação ao solo de 100 milímetros (10 centímetros) para carros rebaixados passaria para 70 ou 50 mm na parte mais baixa da carroceria.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.