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Encontro nacional reúne mais de 110 exemplares do Puma, incluindo raridades

Entre as preciosidades, um raríssimo P-018 conversível e o primeiro Puma AMV de produção

Por Wilson Paschoal - Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 15 out 2015, 13h05
classicos

Mais de 110 exemplares do clássico esportivo nacional Puma foram reunidos no último final de semana na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo. Organizado pelo Puma Clube de Campinas, a 11ª edição do evento teve a presença de veteranos que vieram e voltaram rodando de praticamente todas as regiões do país: São Paulo capital e de diversas cidades do interior, Brasília, Goiás, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, entre outros.

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O encontro de quatro dias é nacional e teve seu inicio em 2004 na cidade de Curitiba, quando comemorou-se 40 anos da criação do primeiro modelo, equipado com mecânica DKW. Em 1967 a marca seria absorvida pela Volkswagen, dando origem ao Puma VW, com motores refrigerados a ar no lugar dos motores dois tempos da DKW.

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Após o fim da produção, em 1984, os Puma voltaram a ser fabricados pela Alfa Metais em 1988, e seriam definitivamente aposentados em 1994. Ao longo do tempo, o veículo chegou a ser exportado com sucesso para diversos países da Europa e América Latina, além dos Estados Unidos e África do Sul.

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O encontro realizado em Jaguariúna teve a presença de diversos exemplares raros. Do Puma P-018, por exemplo, estima-se que apenas 50 unidades foram produzidas. Alguns deles estiveram no evento, incluindo um raríssimo conversível com curiosos faróis quadrados.

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Outras preciosidades foram a primeira unidade de produção (chassi 001) do Puma AMV, com mecânica de seis cilindros do Opala, e um raro Puma AM-2, com motor boxer 1.6 – ele teve apenas cinco unidades produzidas, pois foi rapidamente substituído pelo modelo AM-4 com motor AP 1.6 refrigerado a água.

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Além de promover a confraternização entre os antigomobilístas, o clube organizador realiza premiações dos diversos modelos fabricados entre 1964 e 1994. A cidade de Pirenópolis, em Goiás, é a mais forte candidata a sediar o próximo Encontro Nacional do Puma, em 2016.

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