A maioria dos compradores sabe bem qual é o preço do carro quando está escolhendo entre dois modelos, mas poucos têm noção da diferença do valor nos opcionais. Hoje, basicamente só a Fiat e a Volkswagen mantêm a política de equipar seus veículos com itens avulsos – na VW, a oferta é de pacotes.
Mas há um opcional que é comum a quase todos: o tipo de câmbio. Na Honda, o CVT sai a R$ 5 000 no Fit DX, o mesmo que a Mitsubishi cobra no Lancer. Mas na Toyota, ele custa só R$ 300, diferença entre o Corolla GLi manual (R$ 69 690) e o automático (R$ 69 990). Na Fiat, o automatizado custa R$ 3 351 como opcional, enquanto na VW há uma variação que vai de R$ 3 200 (Up!) a R$ 3 500 (linha Fox e SpaceFox).
Apesar de estar virando item de série, o ar-condicionado ainda é opcional para alguns modelos, e com uma enorme variação de preço: a Saveiro Startline CS cobra R$ 3 560, a Montana LS pede R$ 2 940; o Palio, R$ 2 955; a Weekend, R$ 3 418. E ele chega até a R$ 6 255, no Doblò Cargo.
Há também alguns pacotes opcionais que podem ser comparados. A Fiat oferece o kit Stile para o Siena por R$ 1 567, que inclui rodas de liga aro 14, faróis de neblina, faróis de máscara negra e spoiler traseiro. A VW tem o kit Move Completo no Up!, com rodas de liga de aro 14, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro. E cobra bem menos por isso: R$ 1 010.
Por outro lado, o Up! pede R$ 1 516 pelo Maps & More instalado, com tela de 5 polegadas. Na Renault, o Sandero exige só R$ 1 000 por sua central de 7 polegadas, com sensor de ré – uma economia de 51,6%.
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