Duster: SUV enfrenta bem o litoral baiano

Entre terra, praia e dunas, modelo da Renault mostra potência e equilíbrio

Domingo de duster Participantes levaram seus Duster para terrenos bem mais exigentes que o asfalto

Participantes levaram seus Duster para terrenos bem mais exigentes que o asfalto  (/)

Domingo de duster

APRESENTADO POR RENAULT

Depois de cinco etapas por todo o Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, chegou a vez de o litoral norte baiano receber o Domingo de Duster, evento da montadora francesa Renault que oferece aos proprietários do SUV da marca a oportunidade de experimentar uma trilha de verdade – e de conhecer melhor as características e potência do carro que possuem.

O evento aconteceu no último domingo, 16 de outubro, com 64 inscritos e um total de 17 carros vindos da Bahia e de Sergipe, fora os da organização e equipe técnica. Um deles, uma versão Dynamique 2.0 16v 4×4 manual, comandado por um jornalista. Após um café da manhã reforçado numa das concessionárias Renault participantes, o grupo recebeu as instruções da trilha em um briefing bastante técnico. Vale ressaltar que muitos dos participantes tinham pouca ou nenhuma experiência em levar seus Duster para um terreno mais exigente que o asfalto.

 

Rádio na mão, equipe na frequência, o comboio rumou para a região da Linha Verde, rodovia que liga a Bahia a Sergipe e de intensa procura por trilheiros baianos por seu relevo acidentado e diversidade de obstáculos a serem superados, além, claro, de uma beleza natural ímpar.

Domingo de Duster Domingo de Duster

Do asfalto para a terra, era a hora de Duster mostrar por que sua robustez surpreende. Na função Auto, a tração 4×4 é automaticamente ligada e o torque é distribuído entre os eixos do carro, a depender da aderência necessária ao terreno. Na terra batida, o equilíbrio dado ao motorista é fundamental para que o controle da direção seja menos influenciado pela irregularidade do piso. Para isso, a suspensão traseira multilink também tem papel fundamental. Importante ressaltar que a diminuição no impacto – inclusive, corporal, com sacolejos – não tira a sensação off-road da trilha.

Quando o terreno piora, com areia fofa ou na terra molhada pela chuva que caiu de leve no meio do percurso, o modo 4WD Lock dá conforto, controle e aderência – influenciando a segurança dos ocupantes –, algo pouco visto em SUVs concorrentes. Graças ao sistema que bloqueia o diferencial e divide igualmente o torque entre os eixos traseiro e dianteiro. Ao menor sinal de necessidade, automaticamente o sistema coloca mais força onde é preciso.

Quando a areia é mais fofa, incluindo as subidas das dunas da região do vilarejo de Imbassaí, no município de Mata de São João, a tração 4×4 do Duster, além dos 143 CV do motor 2.0, faz muita diferença para ninguém ficar no meio do caminho, ainda que haja alguns percalços dentro de um grupo grande e heterogêneo como o do Domingo de Duster baiano.

Domingo de Duster Domingo de Duster

No final, com chuva e sol, terra e areia, a trilha serviu para mostrar que a versão pilotada (Dynamique 2.0 16v 4×4 manual) oferece até mais do que a expectativa do veículo, contando aí também seu preço de mercado, a partir de 85 370 reais, na versão 2017. De volta ao asfalto, a saudade da intensidade off-road acabou amenizada por uma moqueca de camarão, com tempero baiano no capricho, compartilhada pelo grupo no vilarejo de Diogo.

Nos dias 22 e 23 de outubro, em Águas de Lindoia, interior de São Paulo, acontece o Domingo de Duster – Encontro Nacional. Como se diz na Bahia, já deu banzo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s