A redução das emissões sempre esteve a cargo da indústria, que, obrigada pelas leis ambientais, avançou muito nas últimas décadas. Agora, porém, que se chegou aos veículos classificados como Zero Emissions, que não emitem gases pelo escapamento, ficou claro que ainda há muito a caminhar. Nesse sentido, toda contribuição, por menor que seja, é bem-vinda para se ter uma mobilidade sustentável. E isso inclui as atitudes dos motoristas.
Independentemente se você dirige um elétrico ou um modelo a combustão, muito pode ser feito. Separamos dez dicas que trazem benefícios não só para o ambiente, mas também para a saúde do motorista e de seu orçamento no fim do mês.
A maioria das orientações se direciona a condutores de carros a combustão, mas donos de híbridos e elétricos também podem tirar proveito de algumas delas.
Prefira etanol
Caso seu veículo seja flex, prefira abastecê–lo com etanol. Ainda que o consumo seja maior em volume, considerando o regime do poço à roda (da produção ao consumo), o combustível derivado de cana-de-açúcar emite até 73% menos dióxido de carbono, se comparado com a gasolina, no final do ciclo, segundo um estudo da Embrapa.
Conserve seu carro
Deixar a manutenção do carro em dia só traz benefícios, desde evitar problemas e gastos maiores até acidentes graves. Isso também ajuda a reduzir desgastes em conjunto, que podem gerar trocas precoces de componentes (com mais material descartado), além de reduzir emissões de gases poluentes.
Acostume-se com o start-stop
Sabemos que nem todos gostam do start-stop, sistema que desliga o motor em paradas e volta a ligá-lo automaticamente. Porém, vale a pena deixá-lo ativo, especialmente em congestionamentos. Você economizará não apenas combustível, mas deixará de emitir uma boa quantidade de gases.
Cuide dos pneus
Pneus afetam a segurança, o consumo e diversos sistemas do veículo como suspensão e direção. Calibragem, alinhamento e balanceamento são de vital importância. Atente-se ainda para o descarte dos pneus, que, se feito irregularmente, pode propagar doenças
e causar danos ao meio ambiente.
Ande com o carro
Aceitar caronas e andar a pé ou de bicicleta são boas práticas (veja aqui outras dicas nesse sentido). Mas deixar o carro parado por longos intervalos pode ter desvantagens. Movimentá-lo regularmente evita ressecamentos e outros problemas decorrentes da falta
de uso, como o aumento das emissões.
não desperdice água
Lavar um carro com a mangueira pode consumir mais de 300 litros de água. Para evitar tanto desperdício, use produtos específicos para lavagem a seco ou prefira deixar seu veículo aos cuidados de profissionais especializados nesse tipo de serviço. Empresas de lavagem a seco oferecem serviços de qualidade sem riscar seu veículo, consumindo menos de 5 litros de água na operação.
Faça exercício
Opte por caminhar (ou pedelar) sempre que for a locais próximos. Além de fazer bem à sua saúde física e mental, também fará bem ao planeta e ao veículo. Em curtas distâncias, seu carro pode não chegar à temperatura ideal de trabalho, resultando em maior contaminação do lubrificante (veja pág. 84), desgaste do motor, consumo e emissões.
Vá sem pressa
Acelerar além do necessário, retardar as frenagens e esticar marchas são atitudes que só trazem prejuízos. Colocam a segurança em risco, desperdiçam energia e aumentam o desgaste de pneus e a necessidade de manutenção do veículo.
Olho no óleo
Óleo de baixa qualidade, em nível baixo ou há muito tempo no motor, gera consequências graves. Entre elas, problemas mecânicos e aumento no consumo e nas emissões. Atente-se ainda para que seja correto o descarte do óleo e das embalagens onde for trocar.
Dê e peça carona
Uma carona bem combinada pode ser útil para todos. Além da economia de dinheiro, ajuda a aliviar o volume de trânsito e a reduzir as emissões de gases. Viajar acompanhado pode ser bem agradável. Neste tópico, vale incluir os transportes públicos em sua rotina, deixando o carro para os momentos de prazer, nos finais de semana com a família ou os amigos.