Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez carros que costumam ter uma séria crise de identidade

Há carros que parecem ter nascido na carroceria errada. Outros,os donos alteram radicalmente suas características originais

Por Fábio Black
Atualizado em 8 ago 2022, 13h27 - Publicado em 7 ago 2022, 11h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Evolução forçada

    Quase todo Mitsubishi Lancer que se vê nas ruas tem ao menos uma mudança inspirada em sua versão esportiva Evolution, ou EVO para os aficionados de carros japoneses. Com um kit estético de padaria é possível transformar o pacato sedã à imagem e semelhança do lendário esportivo, com tração 4×4 e mais de 280 cv. A única diferença é que o motor continuará com 160 cv…

    Publicidade

    Gol 1000 Cavalos

    Gol 1000
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Quando você se deparar com um Gol 1000 quadrado, aquele pé de boi dos anos 1990, cuidado: muitos deles guardam no cofre motores VW AP turbinados que rendem, por baixo, 300 cv. Não se espante se ele te der farol, nas estradas.

    Publicidade

    Caso patológico

    Evoque

    Continua após a publicidade

    É muito comum se encontrar nas ruas SUVs rebaixados, com rodas imensas, o que desvirtua a proposta básica desses carros. Mas a própria Land Rover desrespeitou seus manuais quando decidiu desenvolver uma versão conversível do Evoque.

    Publicidade

    “Tenho um Porsche”

    Fusca Preto

    Porsche e Fusca têm histórias em comum. Talvez por isso, proprietários de Fusca sonhem em ter um Porsche e invistam na instalação de componentes do esportivo em seus carros. Como resultado, eles obtêm um Fusca cheio de estilo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Ouro de tolo

    Mercedes AMG FAKE
    (Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

    Outro caso oficial são os kits oferecidos pelas fábricas como os AMG para os Mercedes. Assim, modelos pacatos posam de esportivos apenas pelas mudanças estéticas. Mas é fácil descobrir que se trata apenas de visual. Basta ouvir o motor.

    Fama de mau

    Astra Sedan Rebaixado
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Sedãs são carros familiares. Mas o Astra desempenha bem o papel de bad boy. Com 140 cv, na versão 2.0 8V, é comum vê-lo rebaixado e equipado com grandes rodas e milhares de watts em sistemas de som que podem valer mais que o próprio carro.

    Publicidade

    Piloto de drift

    BMW Série 3 E36
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Por conta da tração traseira, alguns olham um BMW Série 3 e logo pensam em drift. Ou seja: outro sedã transgressor. As versões mais desejadas por esses motoristas são as primeiras a chegarem ao Brasil, nos anos 1990, por terem preços mais acessíveis.

    Continua após a publicidade

    Tem que ter escape

    Ferrari Akrapovich
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Os puristas torcem o nariz, mas muitos proprietários de Ferrari trocam os escapamentos originais por outros à procura de um som ainda mais alto que o que a fábrica italiana desenvolveu com tanto esmero e carinho.

    Publicidade

    Da lama ao caos

    Ford Ka Off Road
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    De tempos em tempos, surge algum modelo civil com adaptações dignas de carro do Rally Paris-Dakar. Neste caso, o Ford Ka ganhou snorkel, tração 4×4, suspensão elevada, pneus lameiros e estepe na tampa traseira. Mais fácil comprar um jipe.

    Avesso do avesso

    Saveiro Cross rebaixada
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Picape é feita para o trabalho. Não faltam, porém, exemplos (oficiais) para contrariar esse conceito. E a VW Saveiro Cross é um caso à parte, pois é uma picape que, além de aventureira, encontra proprietários que mandam rebaixar sua suspensão.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.