O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) passou a receber via web indicações de condutor em infrações de trânsito, mostrando ainda o andamento dos recursos. O procedimento era feito, até então, pelo correio ou pessoalmente em um posto do Detran.
LEIA MAIS:
>> Uso de farol baixo durante o dia nas estradas agora é obrigatório
>> Multas terão valores reajustados em até 66% em novembro
>> Automóveis do Brasil terão placas do Mercosul a partir de 2017
Agora, caso uma infração tenha sido cometida por um condutor que não seja o proprietário do veículo, a indicação pode ser feita pelo site oficial da regional paulista. Porém, há restrições: serão aceitos apenas recursos de multas emitidas pelo órgão, excluindo aquelas registradas por CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Para recorrer, o proprietário do veículo multado deve entrar no site do Detran-SP, clicar na aba “Infrações” na barra superior azul, procurar pelo campo “Indicação de condutor de veículo”, ler as instruções (se necessário) e acessar o link “Faça pela Internet”. Na próxima etapa, deve ser feito um rápido cadastro em nome do proprietário do veículo. Por fim, o formulário físico recebido via correio precisa ser preenchido manualmente (com a assinatura do infrator), escaneado e anexado no campo destinado ao upload. O tempo para o recurso é o estipulado na notificação.
Feito o procedimento, basta aguardar o deferimento (ou não) do recurso, com a possibilidade de acompanhar o andamento da indicação.