Durante o lançamento de um novo modelo, as marcas concentram seus esforços em divulgar o conteúdo e imagens da versão mais cara. Afinal, é nela que estão o máximo de tecnologia, além do visual mais atraente. Para as mais baratas, fica apenas a missão do preço inicial, como chamariz junto às imagens da mais cara. Com o novo Renault Kardian não é diferente.
O rival direto de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus foi apresentado no último mês de fevereiro, mas apenas com imagens da versão Première Edition, a mais cara e de visual mais atraente. Com as Evolution e a Tecno, de entrada e intermediária, respectivamente, o primeiro contato visual foi em concessionários ou no configurador do site oficial.
Preços do Renault Kardian 2025:
- Renault Kardian Evolution 1.0 Turbo EDC – R$ 112.790
- Renault Kardian Tecno 1.0 Turbo EDC – R$ 122.990
- Renault Kardian Première Edition 1.0 Turbo EDC – R$ 132.790
Por isso, aos interessados no Kardian, mas que ainda não podem levar para casa a versão mais cara, reunimos imagens e as principais informações das demais configurações.
A versão mais barata, Evolution, parte de R$ 112.790 no lançamento, e tem a mesma mecânica das demais: combina o motor 1.0 turbo de três cilindros, 125 cv e 22,4 kgfm, ao câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas. Futuramente, o modelo poderá ganhar uma versão ainda mais barata, com câmbio manual.
Ela já tem um pacote bastante robusto de série. Há faróis full led, seis airbags, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores elétricos, ar-condicionado digital e barras modulares no teto.
Por fora, a maior diferença está no uso de rodas de aço de 16 polegadas com calotas, enquanto as demais têm rodas de liga leve aro 17. Além disso, o rack de teto é todo preto, assim como a base dos para-choques, e não há o sensor aparente na grade inferior, já que o Kardian Evolution não possui frenagem autônoma de emergência. A gama de cores é a mesma para todas as versões.
Por dentro, o modelo tem painel com faixa central em tecido cinza, botões do ar-condicionado que imitam aço escovado e alavanca do câmbio com aplique prateado. Volante e console central não têm detalhes contrastantes. Os bancos, por sua vez, são em tecido convencional, pretos e com detalhes em laranja.
A versão intermediária, Tecno, sai por R$ 122.990 e acrescenta itens como freio de estacionamento eletrônico, apoio de braço central, rodas de liga leve aro 17 com face diamantada e fundo escurecido, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Por fora, além das novas rodas, as barras do rack de teto são prateadas, como na versão Première Edition.
No interior, o Kardian Tecno ganha a faixa central em material que imita couro (além de toque mais macio), volante e console central com detalhes prateados e bancos em tecido com padronagem diferente, mas também combinando preto e laranja.