PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como é o novo SUV da Toyota que custa menos de R$ 100.000?

Desenvolvido em parceria com a Suzuki, o Toyota Starlet Cross usa o mesmo motor do Yaris nacional e é menor do que um Fiat Pulse

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 6 ago 2024, 08h40 - Publicado em 6 ago 2024, 08h40
Toyota Starlet Cross
Toyota Starlet Cross (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Em algumas partes do mundo, a Toyota adotou uma estratégia bem diferente da vista no Brasil, fazendo uma parceria com a Suzuki para desenvolver novos veículos, inicialmente com foco na Índia. Foi assim que surgiu o Toyota Urban Cruiser Taisor, uma variante do Suzuki Fronx e que acaba de chegar à África do Sul com o nome Starlet Cross por 299.900 rand, o que dá R$ 92.604 na conversão direta.

Esta confusão começou em 2017, quando a Toyota e a Suzuki anunciaram uma aliança, em que a Suzuki traria sua experiência em fazer veículos compactos e a Toyota cederia sua tecnologia de eletrificação.

O projeto inicial era para a Índia, com produção local, e todos os carros seriam lançados pelas duas marcas. Em 2022, as fabricantes aumentaram a colaboração para começar a vender estes carros em outros mercad,os como a África do Sul.

Suzuki Fronx
Suzuki Fronx (Divulgação/Suzuki)

Um destes modelos é o Suzuki Fronx, um SUV compacto lançado em 2023 e que virou o Toyota Urban Cruiser Taisor na Índia. Agora que chegou à África do Sul, a divisão local optou por um nome mais curto e simples: Starlet Cross.

Continua após a publicidade

Explicada sua origem, vamos falar do carro em si. É um SUV com 3,99 m de comprimento, o que faz com que seja menor do que um Fiat Pulse e seus 4,09 m. Até o Toyota Yaris Cross, que será produzido no Brasil a partir de 2025, é maior, medindo 4,31 m. Compensa no entre-eixos de 2,52 m, apenas 10 cm a menos do que o Yaris Cross.

Toyota Starlet Cross
Toyota Starlet Cross (Divulgação/Toyota)

Este tamanho abaixo dos 4 metros tem um bom motivo: os carros na Índia pagam impostos de acordo com o seu tamanho e o motor utilizado. A faixa até os 4 metros é a que paga menos taxas, fazendo com que seja uma opção mais barata.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A versão indiana é vendida com duas motorizações, com o motor 1.2 aspirado de 90 cv nas configurações de entrada e 1.0 turbo híbrido-leve de 100 cv nas mais caras. Na África do Sul, o SUV compacto chegou somente com o 1.5 aspirado de 105 cv, similar ao que equipa a linha Yaris no Brasil.

Toyota Starlet Cross
Toyota Starlet Cross (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Como a ideia é ser barato, não tinha como ser muito equipado. Há faróis e lanternas de led com acendimento automático, dois airbags, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.

A versão topo de linha adiciona itens como central de 9 polegadas, retrovisor eletrocrômico, seis airbags e volante com ajuste de profundidade.

Embora pareça ser uma opção para o Brasil, por ser um SUV compacto barato, a Toyota seguirá outro caminho, com o inédito Yaris Cross. A produção em Sorocaba (SP) está programada para começar no final deste ano, chegando ás concessionárias em 2025.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.