PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como as crises econômicas influenciaram a história do automóvel

Tempos difíceis deixam marcas na história dos automóveis

Por José Rezende Mahar
Atualizado em 23 nov 2016, 21h02 - Publicado em 10 Maio 2016, 17h32
Toyota Corolla de primeira geração
A crise do petróleo de 1973 foi um dos fatores para o sucesso mundial do Toyota Corolla ()

Dependente de altos investimentos e de energia, a indústria automotiva não passa incólume por momentos de crise mundial aguda. Os efeitos não são tão rápidos quanto o sobe-e-desce das bolsas internacionais nas últimas semanas. Nem tão perversos: nas fases mais duras, as montadoras criaram soluções que ainda hoje são vistas nas ruas.

1929 – Crise da Bolsa de Nova York

Chrysler Airflow
Chrysler Airflow lançou moda, mas vendeu pouco ()

A indústria americana apostou no visual para contornar a queda nas vendas. O Chrysler Airflow, de 1934, lançou o estilo streamline: não foi bem nas lojas, mas virou referência de design. Na Europa, a Fiat lançou em 1936 seu primeiro popular, o 500 Topolino, com apenas 3,21 metros de comprimento. Era o menor automóvel do mundo até então.

Fiat Topolino
Fiat Topolino: o menor do mundo nos anos 30 ()

1939-1945 – Segunda Guerra Mundial

Renault 4CV
Apesar do nome, Renault 4CV tinha 17 cv ()

A ocupação alemã na França atrasou projetos como o Citroën 2CV. Na Alemanha, veículos simples e baratos como o KdF, o nosso Fusca, faziam parte do projeto de poder do Partido Nazista. Esse modelo foi uma das inspirações para a Renault criar secretamente, ainda durante o conflito, o 4CV, lançado em 1947. O conflito paralisou as montadoras americanas de 1942 a 1946. Na década seguinte, os carros nos EUA refletiam a influência dos modelos europeus vistos pelos soldados.

Chevrolet Corvette 1953
Estilo europeu no Corvette 1953 ()
Continua após a publicidade

1956 – Crise do Canal de Suez

Mini Cooper
Mini, resposta ? falta de petróleo ()

O fechamento do canal de Suez pelo Egito expôs a dependência de petróleo dos países europeus. Três anos depois, na Inglaterra, nascia o Austin Mini, um carro de tamanho ínfimo para quatro pessoas e baixo consumo, fruto direto da nova preocupação. O Mini firmou o princípio mecânico de quase todos os modelos de massa atuais, com sua tração dianteira e motor transversal.

1973 – Crise do Petróleo

VW Golf
Golf, a visão de carro compacto para os europeus ()

O embargo dos países árabes produtores de petróleo atingiu em cheio os Estados Unidos. Com a alta dos preços, grandes automóveis, como os muscle cars, perderam espaço para modelos menores – em especial os japoneses, como o Toyota Corolla. O governo impôs limites de consumo às montadoras, uma regra ainda em vigor, e as marcas tiveram de se adaptar. A Chevrolet tentou a sorte com o Citation – um compacto, para os padrões de lá –, que não vingou. Os hatches caíram de vez no gosto dos europeus, superando os sedãs. Surgiram nomes ainda consagrados, como VW Golf e Ford Fiesta.

2000 em diante – Crise de Sustentabilidade

Chevrolet Volt

Apesar de ser um recurso finito, o petróleo vive um período de fartura que fez cair o preço médio do barril. Mesmo assim, o novo século vê o planeta (no caso dos países mais desenvolvidos) investir em uma série de medidas para reduzir os efeitos da poluição causada pela queima de combustíveis fósseis. O Toyota Prius, primeiro veículo híbrido a realmente alcançar marcas de venda consideráveis, foi lançado em 1997 e já está em sua quarta geração. Até mesmo nos Estados Unidos a onda sustentável já se estabeleceu, com modelos como o Chevrolet Volt e a linha Tesla alcançando grande notoriedade.

Tesla Model 3
Model 3, modelo mais acessível que a Tesla acaba de lançar nos EUA ()
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.