Com motor 1.0 três cilindros, Sandero e Logan partem de R$ 42.200
Novo motor 1.0 três cilindros é o mesmo que estará no Kwid brasileiro
A Renault já começa a oferecer no Brasil a linha 2017 de Sandero e Logan, cuja principal novidade é o novo motor 1.0 SCe de três cilindros. Com ele, o Sandero teria ficado 19% mais econômico e o Logan, 16%. Contudo, o Sandero passa a custar a partir de R$ 42.200 (aumento de R$ 1.100) e o Logan parte dos R$ 46.300 (aumento de R$ 1.710).
LEIA MAIS:
> Futuro nacional, Renault Kwid aparece como conceito ao estilo SUV
O motor 1.0 12V SCe também é chamado de BR10. Trata-se de um projeto completamente diferente do 1.0 três cilindros do Nissan March. Na verdade, ele é inédito no mundo e pertence à mesma família do motor 0.8 três cilindros do Renault Kwid vendido na Índia.
Entre os principais destaques do 1.0 SCe estão duplo comando de válvulas variável, comando por corrente (e não por correia dentada como na grande maioria dos motores Renault), bloco e cabeçote feitos de alumínio, biela fraturada, virabrequim forjado e peças móveis com revestimento de baixo atrito.
Quanto aos números, este 1.0 12V gera 82 cv a 6.300 rpm e 10,5 kgfm de torque com etanol a 3.500 rpm. Para efeito de comparação, o anterior 1.0 16v D4D de quatro cilindros que ele aposenta tem 80 cv a 5.750 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.250 rpm. Com potência máxima aparecendo mais tarde e o torque mais cedo, a tendência é que este novo motor se mostre mais elástico no uso, mesmo com um cilindro a menos.
Nos testes do Inmetro, o Sandero com este novo motor fez 14,2 km/l de consumo urbano com gasolina, melhora de 19% frente o antigo (que fazia 11,9 km/l). E os 13s que cravou no 0 a 100 km/h nas medições da Renault são 8% melhores.
No caso do Logan, a média urbana de 13,8 km/l com gasolina representa melhora de 16% no consumo. Já o 0 a 100 km/h de 13s também é 8% melhor do que quando usava o motor antigo (11,9 km/l).
Este motor também será usado pelo Renault Kwid nacional. Como o novo compacto terá aproximadamente 800 kg, a relação peso-potência será bastante interessante.
Para marcar a estreia do novo motor, a Renault está relançando o Sandero Vibe. Lançado pela primeira vez em 2009, novamente será vendido como serie limitada fazendo as vezes de versão mais cara com motor 1.0. Tem rodas de liga-leve aro 15″ grafite, faróis de neblina, detalhes cromados na carroceria, detalhes verde-fluorescente no interior e as mesmas lanternas acinzentadas do Sandero Stepway.
Preços dos Sandero e Logan 1.0 SCe:
Sandero Authentique 1.0 SCe: | R$ 42.400 |
Sandero Expression 1.0 SCe Série Especial: | R$ 44.950 |
Sandero Vibe 1.0 SCe: | R$ 47.100 |
Logan Expression 1.0 SCe Série Especial: | R$ 46.300 |
Logan Authentique 1.0 SCE Série Especial: | R$ 48.200 |