Super Promoção: 3 meses por 1,99/mês

CNH vai mesmo ganhar categoria para carros automáticos em 2025?

Manchetes sensacionalistas rodaram a internet nos últimos dias alarmando sobre nova subcategoria da CNH; Entenda de onde surgiu essa história ela é falsa

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 29 nov 2024, 15h05 - Publicado em 29 nov 2024, 13h00
S10 flex ganhou caixa automática na linha 2018
CNH específica para carro automático é verdade ou fake? (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Você provavelmente foi surpreendido com a manchete: “CNH terá categoria para carros automáticos em 2025”. Se não foi essa a frase, provavelmente, viu algo muito semelhante.

A ideia de uma nova sub-categoria para a carteira de habilitação mexeu com os brasileiros, mas pode ficar tranquilo porque isso não é verdade. Ainda.

As notícias sensacionalistas baseiam-se no Projeto de Lei 7746/2017, apresentado em 2017 pela deputada Maria Carvalho (PSDB-RO). Na época, o texto da deputada visava a criação de duas subcategorias, porém não para os automóveis, mas sim para motocicletas e triciclos.

A ideia é essa mesmo que você viu nas manchetes: uma exclusiva para as motos manuais e outra para as automáticas, definindo assim qual você poderia dirigir.

Com o tempo, substitutos foram criados pelos relatores do projeto, passando a incluir todos os tipos de veículos. Porém, a ideia não era criar subcategorias, mas sim, permitir que os exames fossem feitos também em carros automáticos. Desse modo, não seria criada uma subcategoria, mas sim uma observação de que a motorista possa conduzir especificamente esse tipo de veículo.

Continua após a publicidade
Duas Rodas
Projeto de Lei previa apenas a criação de subcategorias na CNH para motocicletas e triciclos automáticos e manuais (Duas Rodas/Reprodução)

“Desse modo, propomos que se mantenha a categoria A como o atual CTB estabelece, mas sugerimos que seja possível a realização do exame de direção para fins de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em motocicletas com câmbio automático. Para tanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsável por normatizar os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos (inciso X do art. 12 do CTB), deverá regulamentar esse processo. Além disso, na CNH do condutor habilitado nessas condições, deverá ser registrada essa restrição, para a condução exclusiva de veículos com esse tipo de sistema de transmissão.”, diz o substitutivo do deputado Hugo Leal (PSB-RJ).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ele ainda complementa para que a medida seja estendida para todo o tipo de veículo: “Propomos, ainda, estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos, independentemente da categoria. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões. Não há, portanto, motivo para se restringir o benefício da realização do exame em veículo com câmbio automático a somente um tipo de veículo, que sequer representa 30% da frota brasileira.”

Calma, isso não significa que você precisará alterar sua CNH em 2025. O projeto de lei ainda está em tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. Isso significa que os parlamentares ainda estão avaliando a constitucionalidade da proposta. É por esse motivo que o texto original está sujeito a sugestões e modificações.

Renovação CNH
O texto do PL não prevê a criação de novas categorias e ainda está em avaliação na Câmara. Logo, não existe nenhuma confirmação de que as regras mudarão em 2025 (Reprodução/Internet)

E isso ainda é só o começo. Se aprovado, o projeto ainda passará para o plenário da Câmara dos Deputados. Portanto, não precisa se desesperar, não existe nenhuma confirmação se haverá mesmo mudança e, tão pouco, quando ela irá ocorrer, muito menos que será a partir de 2025.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
Apenas 9,90/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.