A invasão de montadoras chinesas no Brasil não para e logo menos terá mais uma representante. Segundo informações divulgadas pela KBB Brasil, a Hozon Auto, uma startup focada em carro elétricos, já está dando os primeiros passos para vender seus veículos por aqui.
Segundo fonte ouvida pela KBB, a Hozon iniciou o processo de contratação de executivos para atuarem no Brasil. A montadora está de olho em profissionais com experiência em diferentes áreas do setor automotivo e que já trabalharam em outras empresas do ramo. A estreante também procura por uma sede no Brasil, que possivelmente será na cidade de São Paulo, de acordo com a KBB.
A Hozon também já registrou seu primeiro carro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Trata-se do Neta GT e aqui vale explicar que ‘Neta’ é uma das marcas da montadora. O modelo é um cupê esportivo de quatro lugares, com linhas curvas, faróis afilados e uma traseira que lembra o do Tesla Model 3, um de seus rivais no mercado chinês.
Na China, o Neta GT é vendido em diferentes versões. Basicamente, as variantes dividem-se entre aquelas com um e dois motores. As mais simples, podem ter a opção de bateria de 64,27 kWh e alcance de 560 km ou então um pacote de 74,48 kWh para chegar aos 660 km de autonomia. Nos dois casos, a potência é de 231 cv e o torque de 31,6 kgfm.
Enquanto isso, o modelo bimotor tem 462 cv e 63,2 kgfm e pode ir de 0 a 100 km/h em cerca de 3,7 s. A bateria é de 780 kWh e pode andar até 580 km com apenas uma carga.
O esportivo também é bem equipado, trazendo itens como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, bancos com aquecimento e ventilação, sistema de som com 12 alto-falantes e conectividade 4G.
A central multimídia é enorme, tendo 17,2’’ e um sistema operacional da própria Neta, que entre outros recursos, mostra ao usuário símbolos da rede social TikTok no mapa de navegação, que funciona como dica de locais onde os vídeos da plataforma foram gravados, dando ênfase em restaurantes.
Apesar de estreante no Brasil, a Hozon já é conhecida no Uruguai. A montadora atua no país vizinho há cerca de dois anos e, de acordo com seu site, vende apenas o SUV U Pro, que na China também é vendido pela marca Neta. O SUV tem 163 cv e 21,4 kgfm, além de uma bateria de 58 kWh que garante 400 km de autonomia, de acordo com o ciclo NEDC, e pode ser carregada de 30 a 80% em 30 minutos.