Primeiro foi a S10. Agora, é a Chevrolet Trailblazer turbodiesel quem recebe o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), dispositivo que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração gerados pelo conjunto motor-câmbio.
Funciona assim: seis pesos instalados dentro do conversor de torque filtram as vibrações por se movimentarem como pêndulos. Eles compensam a vibração torsional do conjunto – que seria transmitida para o resto do carro.
Sem essa vibração, o acoplamento da transmissão se dá em rotações mais baixas e o câmbio fica mais preciso. Isso melhora as acelerações e a retomada de velocidade.
Como o câmbio está mais eficiente, foi feita uma nova calibração do motor 2.8 Turbodiesel e da transmissão automática de seis marchas.
Também introduziram um sistema de gerenciamento inteligente do alternador. Com ele o alternador entra em operação apenas quando há necessidade de corrente elétrica extra. Desta forma, o alternador não rouba força do motor o tempo todo, melhorando o consumo.
O motor turbodiesel gera os mesmos 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. Mas as alterações deixaram o utilitário até 15% mais eficiente: a GM divulga médias de 10,5 km/l em estrada e de 8,4 km/l em cidade.
Em contrapartida, esta versão ficou R$ 2.000 mais cara e agora parte dos R$ 205.990.
O SUV também ficou mais rápido: nas medições da fábrica, o Trailblazer acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos uma redução de 0,2 segundo no tempo informado anteriormente pela própria marca.
Nada muda na versão com motor V6 3.6, de 279 cv e 35,7 kgfm de torque. Este vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, sempre com câmbio automático de seis marchas. Custa a partir de R$ 173.990.
Por fim, a exemplo de outros Chevrolet da linha 2018, o logotipo de identificação passou para o lado esquerdo do veículo – exatamente como era no passado.