Após ter agendado o lançamento da sétima geração do Corvette para o dia 13 de janeiro de 2013, durante o Salão de Detroit, a Chevrolet divulgou as primeiras informações do propulsor que o modelo utilizará. Mantendo-se distante da filosofia de downsizing seguida por muitas montadoras atualmente, a versão de entrada do esportivo norte-americano utilizará um 6.2 V8.
Embora a cilindrada seja a mesma do propulsor LS3 aplicado no Corvette C6, o 6.2 da nova geração, de acordo com a Chevrolet, é um motor totalmente novo e será chamado LT1. A novidade produzirá 450 cavalos de potência, 62,2 mkgf de força e será capaz de levar o esportivo aos 96 km/h (60 mph) em menos de 4s0. Além do rendimento elevado, a GM afirma que a novidade superará o consumo rodoviário médio de 11 km/l estabelecido pelo governo norte-americano.
Segundo o Grupo General Motors, o propulsor LT1 é aspirado e utiliza injeção direta de combustível, comando de válvulas variável, sistema de desativação de cilindros (para que o motor funcione como um V4, quando alto desempenho não se faz necessário), coletor de admissão, câmara de combustão e coletor de escape com fluxo otimizado, sistema de lubrificação e arrefecimento aprimorados, entre outros.
Conforme a GM, até 4.000 RPM o torque do novo motor é “comparável” ao do propulsor LS7 (responsável por movimentar o Corvette Z06), que gera 505 cv e 65,6 mkgf de força. Parte da responsabilidade pela força nessa faixa de rotação, diz a marca, se deve ao novo desenho da câmara de combustão, que permite uma taxa de compressão de 11,5:1.