A Chevrolet revelou a nova Montana RS, primeira picape da marca com a sigla “esportivada” no Brasil e que passa a ocupar o topo da linha do modelo. Agora acima da Premier, que sai por R$ 148.890 na linha 2024, a versão RS parte de R$ 151.890.
Diferentemente do que acontece com Onix, Tracker e Equinox, nos quais a versão RS tem posicionamento intermediário, abaixo da Premier, e redução nos equipamentos, na Montana a configuração ocupará o topo da gama. Assim, seguirá o pacote da Premier. Os adicionais ficarão por conta dos itens de aparências.
Por fora, na dianteira, a picape ganha grade exclusiva com trama em colmeia e acabamento em preto brilhante, além da gravata da Chevrolet em preto, o emblema RS e a barra horizontal em cromo escurecido. Os faróis são em led, mas os faróis de neblina (também em led) seguem como acessórios, como nas outras quatro versões da Montana.
Há um santantônio integrado com o rack de teto, retrovisores pintados em preto brilhante e rodas com acabamento exclusivo. São as mesmas de 17 polegadas utilizadas nas versões LTZ e Premier, mas com fundo preto e face diamantada. Na traseira, a diferença fica apenas pelo logo RS à direita e o nome do modelo em preto. Para a carroceria estão disponíveis as cores vermelho Chili, preto Ouro Negro, branco Summit e cinza Rush, esta última que é novidade para a picape.
O interior da Montana RS foca em acabamentos escurecidos, como a mistura de plásticos foscos com detalhes em preto brilhante, como no volante, nas saídas de ar e na base do câmbio. Arremates em vermelho compõem o visual esportivo, com costuras no painel e no volante, além de frisos e costuras nos bancos e no apoio de braço central, que têm revestimento que imita couro.
Entre os equipamentos, há faróis automáticos com regulagem manual de altura, wi-fi nativo, piloto automático, ar-condicionado digital automático, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, seis airbags, alerta de pontos cegos laterais, chave presencial e OnStar.
A central multimídia é a já conhecida MyLink, com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e pareamento com até dois smartphones simultaneamente. Há carregador de celular por indução.
Além da lista de equipamentos, a mecânica também segue sem novidades para a Montana RS, apesar do visual esportivo. Ela é equipada com o mesmo motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 kgfm, acompanhado do câmbio automático de seis marchas. Com esse conjunto, ela é mais rápida que o Onix RS: em nossos testes, a Montana Premier foi de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, contra os 11,2 segundos do hatch.