A Chevrolet Montana chegou à linha 2017 com a promessa de ser a picape mais econômica do país. O modelo adotou algumas das mudanças mecânicas de Cobalt, Spin, Onix e Prisma e ganhou a etiqueta Eco na traseira. Sem alterações visuais, o modelo começa em R$ 45.750.
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Na aparência, além do adesivo que indica o conjunto mecânico revisado, a única novidade está na adição de duas novas opções de cores para a carroceria (Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over). Todas as outras estão “escondidas” pelo veículo e focam na maior eficiência energética.
O motor 1.4, que permanece com 99 cv e 13 mkgf, ganhou um novo conjunto de bielas e pistões, alternador de alto rendimento, sistema de arrefecimento com ventilador de menor atrito e agora utiliza óleo 0W20 de menor viscosidade. Há ainda novos rolamentos, pneus “verdes”, freios de baixo arrasto, peças aerodinâmicas sob o assoalho, indicador para troca de marchas e capota marítima para reduzir a resistência ao vento.
Segundo a Chevrolet, as mudanças são responsáveis pela classificação A da picape no Inmetro e uma melhoria de até 13,2% na eficiência energética. Nos testes do instituto, a Montana fez 13,4/11,7 km/l em circuito rodoviário/urbano com gasolina e 9,2/7,9, respectivamente, com etanol. De acordo com a marca, o 0 a 100 km/h foi reduzido em quase um segundo e agora é feito em 10,4 segundos.
O modelo continua sendo vendido em duas versões: LS e Sport, sempre com motor 1.4 e câmbio manual de cinco marchas. Com 6.093 exemplares emplacados entre janeiro e julho, a Montana está em terceiro lugar no segmento das picapes leves, atrás de Strada e Saveiro — que emplacaram, respectivamente, 34.833 e 23.204 unidades no mesmo período.