A apresentação e o início da pré-venda da nova Chevrolet Montana 2023 causou um alvoroço no popular segmento de picapes cabine dupla. Sem cerimônias, a Chevrolet deixou claro que sua nova picape vai concorrer com as Fiat Strada e Toro, e também com a Renault Oroch.
Mas será que a “novata” consegue desbancar os modelos mais consolidados?
Por enquanto, foram revelados apenas os preços das duas versões mais caras da nova Montana. A LTZ custa R$ 134.490 e a Premier custa R$ 140.490. Isso, sempre com motor 1.2 turbo e câmbio automático de seis marchas.
Preços de Strada, Toro e Oroch
Com isso, ela ocupa exatamente a lacuna entre a Strada Ranch 1.3 CVT (R$ 128.990), a Toro Endurance 1.3 turbo automática (R$ 143.500) e a Oroch Outsider 1.3 turbo CVT (R$ 145.700).
A picape da Renault ainda tem a versão Intense 1.6 por R$ 119.500, que pode vir a ser uma alternativa mais barata em relação a todas as outras.
O que importa é que na faixa de preço entre a Strada mais completa e a Oroch topo de linha todas as picapes têm câmbio automático. Nem a Toro e nem a Oroch têm opção de câmbio manual associado ao motor turbo.
Motores das picapes
Se a Strada Ranch tem motor 1.3 flex aspirado com até 107 cv e câmbio CVT com simulação de sete marchas, tanto a Toro quanto a Oroch Outsider tem motor 1.3 turbo. A picape da Fiat chega aos 185 cv e a da Renault fica 170 cv. Ambas são mais caras, mas também são mais potentes que a Chevrolet Montana 2023.
Outra diferença é que a Fiat Toro usa câmbio automático de seis marchas, assim como a Montana, e a Oroch tem um CVT que simula oito velocidades. O motor da estreante é o 1.2 turbo flex de 133 cv.
O tamanho é outro quesito importante. A Strada corre por fora, afinal, é a única compacta entre as intermediárias. A Montana promete o maior espaço interno da categoria, embora seja menor que a Toro. Seu comprimento é de 4,72 m, sendo 2 cm maior que a Oroch e 23 cm menor que a Fiat Toro.
Em matéria de caçamba, a Oroch quase empata com a Strada. São apenas 3 litros de diferença entre elas, com a picape francesa oferecendo 683 l. A Montana fica no meio do caminho com 874 l e traz uma proposta de maior praticidade para carregar os itens do dia a dia. A Toro é a maior, com 937 l de capacidade. A capacidade da caçamba da Chevrolet Montana ainda não foi revelada.
Em matéria de equipamentos, a Montana Premier terá de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de frenagem de emergência, alerta de pontos cegos, faróis full-led com regulagem de altura, ESP, OnStar, sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em aclive, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, câmera de ré, wi-fi nativo, sistema de som com subwoofer JBL e ar-condicionado digital.
Faróis foram mantidos. Santantônio impede retirada da capotaA Strada e a Oroch são as que mais se aproximam da Montana em relação aos equipamentos. Porém, ambas estão equipadas com faróis de LED comuns e não têm sensor de ponto cego e alerta de frenagem de emergência. Outro detalhe é que entre todas, a Oroch é a única com direção eletro-hidráulica ao invés de elétrica.
A Toro fica devendo muitos itens se comparada à Montana, pois a versão Freedom aqui considerada é a versão de entrada de uma picape que em sua versão topo de linha beira os R$ 200.000. Ela também não tem alerta de frenagem e ponto cego ou câmera de ré, mas é a única com piloto automático, além da picape da Chevrolet. Seu ar-condicionado é analógico.
Na tecnologia, há pouca diferença no tamanho das centrais multimídia. A dupla da Fiat está equipada com display de sete polegadas, enquanto as concorrentes Renault e Chevrolet têm oito. O diferencial está no carregador por indução, presente apenas na Montana e Strada.