É quase um lançamento, mas sem os preços. A Chevrolet divulgou praticamente todos os detalhes do novo Equinox 2025. O SUV médio é o último lançamento da marca para esse ano e, entre as novidades, tem design, plataforma e mecânica nova.
O motor é o mesmo 1.5 de quatro cilindros da geração anterior. A diferença é que foi ajustado e ganhou 5 cv, e agora chega aos 177 cv. No torque, o aumento é mais discreto, indo de 27,8 kgfm para 28 kgfm. O que mudou mesmo foi o câmbio: sai o antigo automático de seis marchas e chega um de oito.
Esse câmbio envia a força para as quatro rodas por meio da tração 4×4, independente da versão: Activ ou RS. Agora, as mudanças de marcha podem ser feitas manualmente através de borboletas no volante e há três modos de condução disponíveis: normal, baixo atrito e off-road.
A Chevrolet diz que a recalibração do motor foi feita para melhorar a eficiência de combustível. Pelo visto não deu certo, pois as médias do Inmetro divulgados pela própria marca são as mesmas de antes: 10,7 km/l na estrada e 9 km/l na cidade.
As melhorias vieram mesmo no desempenho. Agora, a Chevrolet divulga um tempo de 0 a 100 km/h de 9,3 s, uma melhoria de quase 7%, segundo eles.
Sobre a mudança de plataforma, agora o novo Equinox é feito sobre a VSS-S, uma evolução da arquitetura D2XX, que sustentava a geração anterior e também o finado Cruze. Apesar disso, ele está apenas 5,1 cm mais largo, chegando aos 1,90 m. Todas as suas outras medidas foram mantidas, são elas: 4,65 metros de comprimento, 1,66 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem 469 litros.
Visualmente, as diferenças entre as versões ficam nos detalhes. Mais aventureiro, o Equinox Active 2025 tem pneus de perfil mais alto, detalhes cromados, moldura escurecida na grade. O nome da versão remete à versão aventureira da Spin, lançada em 2014, e que dois anos depois foi estendida ao Onix. Mas o Equinox Activ é o primeiro com tração 4×4 a adotar esse nome.
Já na esportivada RS, a grade tem detalhes na cor da carroceria, o teto é escurecido e as rodas têm 20’’. Cada uma também tem seu próprio para-choque dianteiro. Enquanto na traseira, não há muitas diferenças.
A identidade de cada versão também se estende para o interior da cabine. Na versão Active, o acabamento recebe uma coloração caramelo, enquanto na RS ele é preto com costuras em vermelho e azul.
Para bater os rivais, a Chevrolet investiu e deixá-lo mais bem equipado, trazendo itens e inovações tecnológicas dentro da marca. Na segurança, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo. Fora esses recursos, o Equinox 2025 também tem um um feedback tátil, que ajuda a alertar o motorista em situações de perigo.
O novo Equinox também ganha itens para facilitar no dia-a-dia, como a abertura do porta-malas por aproximação e atualização remota de sistemas eletrônicos, que evita idas desnecessárias às concessionárias.
As duas versões ainda trazem faróis full-led, sensor de chuva, porta-malas elétrico com abertura por gesto, banco do motorista com ajuste elétrico e ventilação, ar-condicionado de duas zonas, carregador wireless para smartphones, seis airbags e sistema de som com seis alto-falantes.
O quadro de instrumentos digital tem tela configurável de 11”, enquanto a multimídia mede 11,3” e tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do sistema Google Built-in. Já o computador de bordo transmite dados úteis para o motorista, como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.
O Equinox também é o primeiro Chevrolet com conexão 5G no Brasil, que permite navegação mais rápida com a internet, dependendo da infraestrutura local. Fora isso, o SUV traz mais conectividade com o aplicativo myChevrolet que permite pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.
Há ainda um sistema que permite monitorar o carro enquanto ele está com um manobrista, por exemplo, sendo possível limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.