Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Camaro atualiza versão “track day” ZL1 com 649 cv

Com o motor V8 do Corvette Z06, novo Camaro ZL1 tem mais potência, peso reduzido e ajuste focado nas pistas

Por Diego Dias
Atualizado em 21 fev 2017, 14h47 - Publicado em 16 mar 2016, 15h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Camaro ZL1

    Atualmente na sexta geração, o Camaro recuperou os holofotes e parte de seus fãs em 2009, quando foi apresentado com um visual que retomava as raízes de “muscle car”. Agora, a Chevrolet apresenta a linha 2017 do Camaro ZL1, versão mais endiabrada do esportivo americano que promete deixar muito esportivo alemão para trás não só nas retas, mas também nas curvas.

    Com o propulsor V8 6.2 supercharger que também equipa o Corvette Z06, o Camaro ZL1 tem um considerável ganho de potência em relação ao anterior (61 cv a mais que o ZL1 anterior) e despeja nas rodas traseiras 649 cv de potência e uma patada de 88,5 mkgf de torque nas costas. Esse conjunto pode trabalhar atrelado a um câmbio manual de seis marchas (os puristas agradecem) ou também com a inédita transmissão automática de 10 velocidades, que conta com aletas atrás do volante para trocas manuais.

    Chevrolet Camaro ZL1

    O visual ainda mais agressivo foi moldado em túnel de vento e autódromos de verdade para aprimorar a aerodinâmica, estabilidade e a refrigeração, com aberturas e dutos de ar maiores na dianteira, capô e laterais. O capô, por sinal, é feito parcialmente de fibra de carbono. O spoiler traseiro agora é do tipo asa, e abaixo dele fica um novo extrator de ar que agrega quatro generosas saídas de escapamento.

    Continua após a publicidade

    O muscle também traz suspensão com ajuste magnético  (Magnetic Ride) atualizado para as pistas, conjunto de freios Brembo com pinças de seis pistões e enormes discos de 15 polegadas, seletor de modo de direção, controle de largada e diferencial de deslizamento limitado eletrônico.

    Chevrolet Camaro ZL1

    Além disso, com a redução de peso de 90 quilos em relação ao antigo ZL1, as relações de peso/potência e peso/torque melhoraram significamente. Segundo a GM, graças a tudo isso, não é preciso nenhuma preparação para entrar num autódromo e fazer bonito – nem mesmo no sistema de arrefecimento, que agora sai de fábrica com nada menos que 11 trocadores de calor.

    Chevrolet Camaro ZL1

    Continua após a publicidade

    Na cabine, as mudanças são mais sutis e o ZL1 se diferencia das outras versões apenas pelos bancos Recaro e volante com base achatada. O chamado Chevrolet Performance Data Recorder (um equipamento para gravar dados e vídeos da pilotagem, também oferecido no Corvette) é o único opcional.

    Chevrolet Camaro ZL1

    A Chevrolet ainda não divulgou os dados de desempenho, mas se levar em consideração sua versão anterior, que acelerava de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 296 km/h, é de se esperar que o Camaro ZL1 2017 melhore esses números. E se a geração passada já arrancou elogios por seu comportamento dinâmico em pista, o novo modelo – que fará sua estreia no Salão de Nova Iorque, dia 25 de março – tem tudo para entrar para a histório como o melhor Camaro de fábrica da história.

    Chevrolet Camaro ZL1

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.