Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD Yangwang U9 é lançado na China por quase R$ 1,2 milhão

Primeiro supercarro da BYD tem 1.305 cv e é lançado quase R$ 500.000 mais caro do que se esperava

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 mar 2024, 04h00
BYD Yangwang U9
BYD Yangwang U9 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Você pagaria R$ 1.150.000 por um carro chinês? Pois é esse o preço inicial do BYD Yangwang U9, primeiro supercarro da BYD, que foi lançado na China nesta semana com preço bem acima dos R$ 700.000 esperados – é a faixa de preço do seu principal rival, o GAC Aion Hyper SSR, com 1.241 cv.

É muito caro, mas barato para o universo dos supercarros elétricos que tem o Rimac Nevera custando o equivalente a R$ 9,9 milhões. E o ganho de potência e desempenho nem é proporcional.

BYD Yangwang U9
(Divulgação/BYD)

Yangwang é a submarca de alto luxo da BYD, mas podemos chamar o carro apenas de BYD U9. Ele usa quatro motores acionados por um sistema elétrico de 800V que entregam, juntos, 1.305 cv e 130,5 kgfm.

BYD Yangwang U9
(Divulgação/BYD)
Continua após a publicidade

A fabricante chinesa promete um 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e cumpre o quarto de milha (400 m) em 9,78 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 309 km/h. O Rimac, por sinal, tem 1.914 cv e chega aos 100 km/h em 1,82 s e cumpre o quarto de milha em 8,25 s.

BYD Yangwang U9
(Divulgação/BYD)
BYD Yangwang U9 é lançado na China por quase R$ 1,2 milhão
(Divulgação/BYD)
Continua após a publicidade

Os números de desempenho ainda são muito surpreendentes, pois por mais que o Yangwang U9 seja todo feito de fibra de carbono, pesa 2.475 kg. Sua complexa suspensão hidráulica DiSus-X, que pode fazer o carro pular, contribui com esse peso, já que a bateria é até menor do que era esperado: tem 80 kWh de capacidade, prometendo autonomia de 465 km. Mas aceita recarga a até 500 kW, pois tem duas tomadas de recarga.

Para um supercarro, o Yangwang U9 é gigante. São 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura, e 2,9 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, ele é mais comprido e tem entre-eixos maior que o de um Jeep Commander, um SUV grande com capacidade para sete passageiros. O Rimac Nevera mede 4,75 m de um para-choque a outro e tem 2,74 m de entre-eixos.

Continua após a publicidade
BYD Yangwang U9
(Divulgação/BYD)

Para contornar melhor as curvas não há esterçamento das rodas traseiras. Então, entram em ação a vetorização de torque independente para cada motor e o controle individual de cada uma das suspensões por meio de um sistema hidráulico com atuação mais rápida que os sistemas pneumáticos mais tradicionais, e com mais amplitude que aquela possível usando amortecedores magnéticos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A suspensão Disus-X é quem vai fazer o carro grudar no chão, mesmo com a alta potência. Além de servir para se exibir com os saltos e danças, o sistema controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo.

BYD Yangwang U9
(Divulgação/BYD)

Ainda tem elementos de aerodinâmica ativa, como um braço no extrator traseiro que se estende para controlar o fluxo de ar na traseira a seu favor. De acordo com a BYD, há 12 modos de atuação dos kits de aerodinâmica ativa e passiva, que também modifica a atuação da enorme asa traseira de fibra de carbono.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.