Os carros chineses evoluíram muito nos últimos anos. Se antes ganhavam fama por serem cópias de carros ocidentais, hoje a grande maioria tem estilo e design próprio. No entanto, esse não é o caso do novo BAW 212.
A Beijing Auto Works, ou BAW, fazia parte da SAIC, uma das grandes fabricantes de automóveis chinesa, mas tornou-se independente em 2020. Ela constrói o BJ212 desde a década de 1960 e finalmente deu ao carro uma nova geração.
Para o visual, como já dito, o BAW 212 se assemelha a alguns modelos ocidentais. Para ser mais específico, é uma mistura de um Suzuki Jimny ainda maior, Jeep Wrangler e até um Mercedes G63, mas sem todo aquele luxo do modelo alemão.
O novo modelo será lançado no segundo semestre deste ano no mercado chinês e as fotos das versões básica e topo de linha já foram divulgadas. Na dianteira, um grande para-choque de plástico preto e caixas de rodas pretas. A BAW também equipou o novo 212 com faróis redondos em LED e uma grade simples com barras horizontais – se fossem verticais, só reforçaria a semelhança com o Wrangler.
Ele ainda possui espelhos retrovisores e maçanetas grandes com aparência robusta, bem como degraus laterais para a auxiliarem a entrada no carro.
Já a versão principal, conhecida como BAW 212 Special Edition, traz para-choque dianteiro exclusivo e grande distinta. A montadora também o equipou com novas rodas, um snorkel, capô com entradas de ar e caixas de rodas pintadas.
Embora grande parte das montadoras chinesas estejam lançando carros off-road elétricos ou híbridos, o 212 é mais tradicional. Tem motor 2.0 turbo de quatro cilindros que produz 248 cv e acoplado a um câmbio automático de 8 velocidades. A tração é integral.
Já na cabine, o modelo revela um grande display de infoentretenimento e um painel de instrumento digital. Também podemos ver botões para troca de modos de direção, bem como botões para travar os diferencias e desconectar a barra estabilizadora. A disposição dos elementos lembra muito o Mercedes Classe G.
Os detalhes de preços do novo BAW 212 ainda não foram divulgados pela montadora chinesa.