Primeiro SUV da Audi, o Q7 surgiu em 2005 e desde então reina como o utilitário mais luxuoso da marca. Mas isso está para acabar, e a prova é a apresentação do conceito Q8 no Salão de Detroit.
O novo crossover topo de linha da Audi tem lançamento marcado para o próximo ano. Terá carroceria mais larga que a do Q7, mas a linha de cintura alta dará a impressão de um perfil mais baixo e esportivo, com um leve caimento do teto.
O design segue a identidade de design atual da marca, com grade octogonal e linhas impactantes nos para-choques e faróis, mas alguns detalhes devem mudar no modelo de produção, como as grandes áreas cinzas na parte inferior da carroceria. As lanternas traseiras formam um único conjunto, com linhas de ledss.
Por trás das rodas aro 23″ escondem-se discos de freio de 20 polegadas. A motorização é híbrida, integrando um V6 3.0 turbo a gasolina e um motor elétrico que juntos produzem 448 cv. A Audi diz ser o suficiente para levá-lo aos 100 km/h em 5,4 s com máxima limitada em 250 km/h.
A vantagem do sistema híbrido não está apenas no consumo médio de 42,5 km/l, mas também em poder utilizar o sistema híbrido para ter tração nas quatro rodas com vetorização de torque, que por sua vez trabalha em conjunto com a suspensão a ar ajustável.