Mesmo depois de apresentar o conceito do Kicks no Salão do Automóvel de São Paulo e em outros eventos, como naquele em que o modelo apareceu nas cores da escola de samba carioca do Salgueiro, a Nissan continua afirmando que não existe confirmação do lançamento do SUV, nas ocasiões em que é questionada. A partir de agora, porém, a empresa terá de se render às evidências: seu segredo foi flagrado pelos leitores. A foto abaixo nos foi enviada por Luiz Gustavo Iglesias, de Porto Alegre (RS), enquanto Terêncio Júnior, de Curitiba (PR), escreveu dizendo que “avistou o carro em um posto de gasolina, rodeado de japoneses que também testavam um EcoSport e um HR-V”. O carro em questão ainda não é o Kicks acabado, trata-se de uma mula feita a partir de um Nissan Note hatchback. Para esconder o Kicks sob a lataria do Note, foi necessário emendar a carroceria na dianteira e nos para-lamas.
O Kicks usa a mesma base do Note, só que ele é mais comprido e mais largo. Essa plataforma (denominada V) é compartilhada também por March e Versa, dois modelos que são produzidos pela Nissan em Resende (RJ), de onde sairá o novo utilitário esportivo. Em comum com esses modelos, o Kicks terá ainda o motor 1.6 16V flex de 111 cv.
A Nissan nega, mas o pequeno SUV já tem até data para ser lançado: agosto de 2016. Ele é peça fundamental na estratégia da marca, que pretende conquistar 5% de participação do mercado nacional em 2016. Atualmente, ela tem 2,7% do volume de automóveis e comerciais leves.
O Kicks não é sua única arma, no entanto. Até o fim de 2015, a Nissan vai lançar outro SUV no Brasil. Será o Qashqai, que virá importado do Japão, provavelmente com motor 1.6 turbo de 163 cv. Ele será o abre-alas da empresa no segmento de utilitários esportivos, preparando a entrada do Kicks na avenida. Além dos SUVs, a Nissan contará também com a nova Frontier. A picape estreia em 2016, na sua terceira geração, apresentada na Tailândia em 2014. Ela será fabricada na Argentina, mas deverá ter motor brasileiro. A Cummins, fornecedora da Nissan em outros mercados, como Estados Unidos e México, não confirma a parceria no Brasil, mas recentemente ampliou sua linha de motores produzidos no país. Entre as novidades há duas opções diesel da família ISF, 2.8 (em cinco configurações, de 109 a 163 cv), que se encaixaria na Frontier, e 3.8 (em três versões de 143 a 167 cv). O câmbio seria automático de oito marchas, da ZF, igual ao que equipa a rival VW Amarok.