Clique e assine por apenas 8,90/mês

Apple deve desistir de produzir seu próprio carro

Empresa de tecnologia deverá se concentrar no desenvolvimento de sistema de condução autônoma

Por Diego Dias - Atualizado em 9 nov 2016, 15h06 - Publicado em 19 out 2016, 14h44
Carro da Apple

Batizado de Project Titan, o carro da Apple é especulado desde 2014 e tinha a previsão de sair do papel em 2019. Tinha, pois há rumores de que a empresa do Vale do Silício tenha engavetado o projeto e preferido seguir por outro caminho: o de desenvolver sua tecnologia de condução autônoma.

LEIA MAIS:

>> Apple estaria interessada em comprar McLaren, diz jornal

>> Opcional, sistema autônomo da Volvo custará mais de R$ 30 mil

Continua após a publicidade

>> Carro autônomo da Google causa primeiro acidente na Califórnia

>> Inglaterra realizará primeiro track day de carros autônomos

As informações são da publicação britânica Autocar, no qual afirma que a gigante da tecnologia transferiu (ou demitiu) ao menos 1.000 funcionários da equipe responsável pelo projeto Titan. Os rumores apontam que a Apple irá se dedicar ao desenvolvimento de um sistema de condução autônoma, já que a empresa poderia fazer parceria com fabricantes da indústria automotiva e fornecer sua tecnologia para elas.

Entretanto, a decisão final da Apple sobre a viabilidade do sistema autônomo para automóveis sairá até o final de 2017. Caso o projeto dessa tecnologia não vá para frente, a ideia de desenvolver o próprio veículo (que não seria autônomo) poderia ser retomado no futuro. Embora a concorrente Google trabalhe desde 2009 com ambições para lançar seu carro totalmente autônomo, o alvo do possível carro da Apple seria a Tesla.

Continua após a publicidade

No mês passado, houve boatos de que a Apple estaria interessada em comprar a McLaren por conta de sua tecnologia e expertise com materiais de alumínio e fibra de carbono. Ou seja, componentes leves (e de alto valor) que poderiam ser usados na fabricação de veículos. No entanto, a McLaren negou qualquer tipo de negociação entre as duas empresas.

Publicidade