A Alfa Romeo, marca italiana do Grupo Fiat-Chrysler, pode estar prestes a se tornar independente, segundo apontaram fontes do site Automotive News. Sérgio Marchionne, Diretor Executivo do grupo, teria definido este passo com parte da nova estratégia da empresa e que será divulgada no dia seis de maio.
Caso seja confirmada, esta medida colocará a Alfa Romeo na mesma situação da Ferrari e Maserati, por exemplo, com operações independentes do restante do Fiat Group Automobiles S.P.A, que ainda possui a Lancia, Abarth e a Fiat Professional com vãs para uso comercial.
O plano para impulsionar a Alfa Romeo terá ainda motores desenvolvidos pela Ferrari para um carro com carroceria sedã com tração traseira que deverá ser anunciado em breve, além de modelos crossover e SUV. O MiTo e a Giulietta deverão ser descontinuados.
Um novo carro Spider poderá ser lançado em 2016 utilizando a mesma plataforma do próximo Mazda MX-5. Para 2017, a Alfa Romeo poderá apresentar um crossover enquanto um SUV estaria planejado para 2018. Todos os modelos seriam vendidos nas 1.700 concessionárias da Jeep que existem fora do mercado norte-americano.