Começou na Alemanha uma discussão entre as montadoras, agências do governo local, advogados, representantes de seguradoras e defensores da privacidade para discutir o uso dos carros autônomos no dia a dia, além das responsabilidades de cada um em casos de acidentes, segundo a agência de notícias Reuters.
Uma das possibilidades levantadas seria que estes carros que não precisam de motorista teriam gravadores de dados, como caixas-pretas usadas em aviões, para em caso de acidente todas as informações possam ser estudadas e as responsabilidades atribuídas, mas isso preocupa defensores da privacidade, já que tudo que acontece no veículo e os lugares onde esteve estariam gravados.
Atualmente, a lei da Alemanha não possui distinção entre um acidente de um carro sendo conduzido por uma pessoa ou por algum sistema autônomo, e como cerca de 90% dos acidentes são causados por erros humanos, os engenheiros querem mais liberdade para os veículos intervirem na condução caso seja necessário, como os aviões.
Mais e mais carros estão saindo das fábricas com sistemas de auxílio, como piloto automático, assistente de estacionamento, mas a implantação de novas tecnologias como ultrapassagens automáticas nas estradas e veículos totalmente automatizados continuam travados enquanto as tratativas continuam sendo feitas.