ABS em motos evitará 1 em cada 4 acidentes

Sistema de freios antitravamento será obrigatório nas motos europeias a partir de 2016

ABS em motos evitará 1 em cada 4 acidentes ABS em motos evitará 1 em cada 4 acidentes

ABS em motos evitará 1 em cada 4 acidentes (/)

O sistema de freios antitravamento (ABS) será obrigatório nas motocicletas da Europa a partir de 2016 e, segundo um estudo da Bosch, sendo um equipamento básico da moto, o ABS evitará um em cada quatro acidentes graves.

De acordo com a nova legislação da União Europeia, todas as motos com cilindrada superior a 125 cc terão que estar obrigatoriamente equipadas com freios ABS. Isso se aplicará a todas as motocicletas, cujo modelo for homologado após o dia 1º de janeiro de 2016. A partir de janeiro de 2017, a medida será estendida a todas as motocicletas recém-registradas.

As motos menos potentes, mas com mais de 50 cilindradas, também precisarão estar equipadas com ABS ou um sistema combinado de freio (Combined ABS – também conhecido como CBS ou C-ABS), capaz de criar uma união entre o freio da roda dianteira e da roda traseira, de tal maneira que ao usar um dos freios, ambas as rodas são freadas.

No Brasil, existe um Projeto de Lei do Senado (PLS 195/2012), de autoria do Senador Cyro Miranda, que altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro) para tornar obrigatório o uso de sistema ABS nos veículos automotores.

O projeto pretende tornar o freio ABS um item obrigatório também nas motocicletas de todo o país, e não só para os carros, conforme resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que obriga as diversas categorias de automóveis terem freio ABS até dezembro de 2014.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s