6 boas ideias da Fiat Toro que vieram de outros carros

Do Mini ao Evoque, a nova picape estreia em fevereiro com recursos inspirados em outros modelos

Fiat Toro Frente Fiat Toro

Fiat Toro  (/)

Mini Cooper S Clubman 2016 Traseira Mini Clubman

Mini Clubman  (/)

1) Tampa da caçamba com abertura dividida: Mini Clubman

Essa é a grande sacada da nova Fiat Toro, que deve estrear em fevereiro de 2016. Quem já teve picape sabe como é chato baixar a tampa traseira e tentar alcançar a carga que está lá longe, perto da cabine. Esse problema acabou com a Toro, cuja tampa traseira se abre em dois, para os lados. E não há o risco de elas fecharem sozinhas, pois existe uma pequena trava que deixa as duas partes abertas a 90 graus. É bem legal, mas não é novo. O Mini Clubman estreou esse conceito em 2007.

 

VW Golf Highline Tampa Traseira Maçaneta da tampa traseira do VW Golf

Maçaneta da tampa traseira do VW Golf  (/)

2) Logotipo traseiro que é maçaneta: Strada e Golf

Para abrir a tampa da caçamba, haverá uma maçaneta dissimulada na forma de emblema traseiro da Fiat. O usuário coloca os dedos por trás do logotipo, aperta e um sistema elétrico abrirá as duas metades da tampa traseira. É um recurso que lembra o do Golf, no qual se empurra a parte superior do emblema VW para ter acesso ao porta-malas. Já na Strada o sistema é um pouco diferente: basta pressionar o logotipo todo.

 

Renault Duster Oroch Dynamique 2016 Traseira Renault Duster Oroch

Renault Duster Oroch  (/)

3) Picape com suspensão traseira multlink: Duster Oroch

Para cumprir a promessa de transportar 1 tonelada (apenas na versão diesel) e ainda oferecer conforto e dirigibilidade de automóvel, o jeito era desenvolver uma suspensão traseira com construção independente multilink. Só que a Duster Oroch chegou antes, usando o mesmo conceito.

 

Ford EcoSport 2002 Banco_Marco de Bari Porta-objetos da primeira geração do Ford EcoSport

Porta-objetos da primeira geração do Ford EcoSport  (/)

4) Banco com porta-objetos oculto: EcoSport e Renegade

Um recurso prático que a picape terá é o porta-objetos escondido sob o assento do banco do passageiro. Nada mais natural, já que ela compartilha parte do interior do Renegade (que utiliza a mesma plataforma do carro da Fiat). Mas o Jeep também não teve essa sacada primeiro: o Ford EcoSport já dispunha desse espaço na sua primeira geração, em 2003.

 

Range Rover Evoque Prestige Tech 2012 Frente_Christian Castanho Range Rover Evoque

Range Rover Evoque  (/)

5) Faróis fininhos agressivos: Evoque

O SUV da Land Rover é um sucesso de estilo tão grande que já gerou várias cópias chinesas. No caso da Toro, é impossível negar a inspiração no jipão inglês. Os faróis são bem estreitos, elevados e se alongam em direção às portas, servindo para separar o capô dos para-lamas. Não bastasse essa semelhança, a linha lateral de vidros estreita e ascendente também bebe da mesma fonte do Evoque, para dar um ar mais esportivo ao conjunto.

 

Citroen C3 Frente Citroën C3

Citroën C3  (/)

6) Capô com recorte envolvente no logotipo: modelos Citroën

Nos carros da Fiat, o padrão do logotipo é ser colocado na grade frontal. Na Toro, ele será posicionado mais acima, colado no capô, que terá uma cavidade para acomodar o emblema. Ok, é verdade que o capô do Uno tem algo parecido, mas o recorte é bem mais discreto e o logotipo fica naquilo que seria a grade do carro.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Luiz Guilherme Rodrigues

    Desculpa QR, mas a ideia dos faróis não veio da Evoque. A solução veio do protótipo do C4 Cactus. A Evoque tem faróis afinados, mas o C4 que introduziu a ideia de usar um farol de longo alcance embaix, permitindo que o farol superior possa ser ainda mais afinado.