Esportivos até 350 cv
1º – Fiat Pulse Abarth T270: R$ 149.990
Não é uma questão de velocidade máxima, mas de diversão proporcionada pelo preço do carro. Seguindo a árvore genealógica da linha Stellantis, é como se o Pulse Abarth fosse um Fiat Argo com o motor 1.3 turbo flex de 185 cv do Jeep Compass, incluindo o câmbio automático de seis marchas, mas com os mesmos conjuntos de freio, suspensão e até a dianteira do Fiat Fastback. Por incrível que pareça, deu certo.
O primeiro Abarth criado fora da itália tem o modo esportivo “Poison”, que muda por completo o comportamento de motor, câmbio, direção e controle de estabilidade. O carro passa a reagir mais rápido, deixa a traseira mais solta nas curvas e até produz “pipocos” no escape, criados exclusivamente para esta versão. A suspensão é mais firme, mas ainda mais alta do que é praxe em esportivos, evitando que raspe em lombadas ou valetas.
2º – Honda Civic Type R: R$ 429.990
Pelo preço de três Pulse Abarth, o Honda Civic Type R, de 297 cv, tem desempenho extraordinário para um carro de tração dianteira. Foi o que fez sua fama globalmente, mas o que o coloca à frente do Toyota GR Corolla é o fato de ser mais equipado e por poder ser usado diariamente sem grandes prejuízos ao conforto. Mas seu lugar é na pista.
3º – Toyota GR Corolla Core: R$ 416.990
Se a versão de entrada não tem head-up display e teto de fibra de carbono, entrega o mesmo motor três-cilindros 1.6 turbo de 304 cv e tração integral por R$ 45.000 a menos. Muito ágil e divertido, mas sem grandes luxos, é o tipo de esportivo que agrada quem era fã dos Subaru WRX STi e Mitsubishi Lancer Evolution.
Carros esportivos até 500cv
1º – Porsche 911 Carrera GTS: R$ 1.095.000
Muita coisa é intercambiável entre os Porsche 911. A versão GTS consegue combinar o seis-cilindros boxer 3.0 biturbo dos 911 Carrera S, mas com 480 cv (30 cv extras) com rodas, freios e partes da suspensão do 911 Turbo (de 580 cv e que custa R$ 400.000 a mais). Chega aos 100 km/h em 3,4 s.
2º – Porsche 718 Cayman GT4 RS: R$ 1.235.529
O seis-cilindros boxer 4.0 aspirado com 500 cv é apenas 10 cv mais fraco do que no 911 GT3, mas ainda pode girar a 9.000 rpm – é o carro mais barulhento que já testamos. Menor que um 911 e pronto para a pista, representa o ápice da atual geração do Porsche 718 – a última antes da sua eletrificação.
3º – Ford Mustang Mach 1: R$ 556.300
Sim, o Ford Mustang tem uma nova geração começando a ser entregue aos primeiros compradores dos Estados Unidos. No Brasil, o Mustang Mach 1 ainda se destaca pela relação entre preço e potência. Seu lado purista vai além do V8 5.0 de 483 cv com tração traseira: é dos poucos com CD player à venda.
Esportivos acima de 500cv
1º – Porsche 911 Turbo S: R$ 1.795.000
Para acelerar junto com supercarros que chegam a custar R$ 7 milhões, o Porsche 911 Turbo S só precisa de um seis-cilindros boxer 3.8 biturbo de 650 cv. A mágica está na forma como o câmbio PDK de oito marchas entrega a força nas quatro rodas e o faz arrancar de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,7 s.
2º – BMW M3 Competition: R$ 799.950
Figurinha carimbada por aqui, o BMW M3 preserva a tradição do sedã com monobloco extremamente preparado (o que inclui teto de fibra de carbono) para andar como um esportivo de verdade. Seu seis-cilindros em linha 3.0 biturbo tem 510 cv e o catapulta aos 100 km/h em 3,9 segundos.
3º – Aston Martin DBX707: R$ 3.500.000
Ok, ele é um SUV. Mas o único SUV que chega aos 310 km/h, graças ao V8 4.0 biturbo de origem AMG que rende 707 cv. Como bom Aston Martin, carrega muito da essência dos supercarros da marca em sua dinâmica e na construção, e até mesmo no refinamento da cabine, toda revestida de couro.