Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Melhor Compra 2020: carros novos de R$ 65.000 até R$ 180.000

As indicações de QUATRO RODAS de carros novos entre os hatches e sedãs premium e também entre os sedãs compactos

Por Redação
19 ago 2020, 08h00
Volkswagen Virtus e Volkswagen Jetta 250 TSI: dupla aparece entre os melhores (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.

A seguir, os melhores carros compactos do Brasil. Eles estão separados em categorias: de R$ 65.000 até R$ 75.000; de R$ 75.000; até R$ 100.000 e de R$ 100.000 até R$ 180.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:

Carros novos de R$ 65.000 até R$ 75.000

1- Chevrolet Onix Plus LT AT Turbo – R$ 68.190

Onix Plus é o único com conexão 4G a bordo (Chevrolet/Divulgação)

A nova geração da linha Onix emplaca mais um vencedor, o terceiro no Melhor Compra 2020. Com o motor turbo de 116 cv de potência, o sedã compacto da General Motors faz ainda mais bonito.

Além do bom desempenho com o câmbio automático de seis velocidades, esse conjunto turbinado tem manutenção mais baixa que a da versão com motor aspirado, e o custo total de revisões até 60.000 km é o mais em conta perante os finalistas desta categoria.

No que diz respeito ao preço do seguro, o valor de sua apólice também é o mais atraente dos concorrentes e o Onix Plus só perde mesmo quando o assunto é a cesta de peças. Em compensação, esta configuração LT reforça o já bom custo/benefício em toda a gama compacta da Chevrolet.

Interior tem partes marrons no painel, bancos e portas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A LT é a mais barata deste pódio na categoria até R$ 75.000 e, além do bom nível de equipamentos já presente na linha – com seis airbags, ESP, ar-condicionado e assistente de partida em rampas –, agrega a central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas, conectividade para An-droid Auto e Apple CarPlay e conexão Bluetooth para dois celulares simultaneamente.

Continua após a publicidade

Também recebe sensor de ré, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15” e grade cromada.

Seu acabamento é mais simples, despojado de frisos e de variação de materiais, no interior. Mas o estilo renovado da nova geração está presente e faz boa figura.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -15%
  • Seguro: R$ 1.343
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.245
  • Pastilhas de freio: R$ 627
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 1.846
  • Para-choque dianteiro: R$ 459
  • Retrovisor esquerdo: R$ 938
  • Total: R$ 5.115

Revisões

  • 10.000 km: R$ 300
  • 20.000 km: R$ 596
  • 30.000 km: R$ 496
  • 40.000 km: R$ 660
  • 50.000 km: R$ 476
  • 60.000 km: R$ 596
  • Total: R$ 3.124

2- VW Polo Comfortline 200 TSI AT – R$ 74.450

VW Polo 2018
(Divulgação/Volkswagen)

Sempre elogiado pela dirigibilidade e qualidade de construção e comportamento dinâmico, o Polo abocanha a segunda posição com louvor.

Continua após a publicidade

Traz o bem-disposto motor turbo da família TSI, com força de sobra em baixos giros, além da tradicional robustez da marca alemã. Também chama a atenção pela cesta de peças mais barata na comparação com os companheiros de pódio.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O seguro está até dentro da média, mas se distancia dos demais pelo custo total das manutenções obrigatórias na concessionária.

Além disso, parece que a Volks deita na fama e coloca o Polo nesta versão com um preço de tabela bastante salgado, o mais caro entre os três finalistas, que não se sustenta na previsível lista de equipamentos.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -14,5%
  • Seguro: R$ 1.396
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.146
  • Pastilhas de freio: R$ 420
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 717
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.048
  • Retrovisor esquerdo: R$ 393
  • Total: R$ 3.724

Revisões

  • 10.000 km: R$ 511
  • 20.000 km: R$ 573
  • 30.000 km: R$ 501
  • 40.000 km: R$ 1.007
  • 50.000 km: R$ 501
  • 60.000 km: R$ 573
  • Total: R$ 3.666

3 – Toyota Yaris Sedan 1.5 XL Live MT – R$ 69.990

(Acervo/Quatro Rodas)

O sedã compacto da Toyota abocanhou o primeiro lugar em 2019. Contudo, apesar do terceiro lugar, mantém os bons argumentos que o consagraram no passado.

Continua após a publicidade

Além da confiabilidade e da reputação que a marca japonesa conseguiu emplacar no Brasil, o Yaris Sedan tem custos de seguro, revisões e peças que, se não são os menores, estão dentro da média do segmento.

O modelo que se posiciona entre o Etios e o Corolla consegue reunir o melhor dos dois. O motor 1.5 do irmão mais simples trabalha bem com seus 110 cv de potência e oferece rodar suave e confortável quase como o do seu parente maior.

Entre os itens de série: ESP, assistente de partida em rampas, retrovisor eletrocrômico, sensor de luminosidade e rodas de liga leve.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -17,3%
  • Seguro: R$ 2.444
  • Rede: 216
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 840
  • Pastilhas de freio: R$ 380
  • Kit de embreagem: R$ 1.134
  • Farol esquerdo: R$ 1.180
  • Para-choque dianteiro: R$ 799
  • Retrovisor esquerdo: R$ 584
  • Total: R$ 4.917

Revisões

  • 10.000 km: R$ 267
  • 20.000 km: R$ 558
  • 30.000 km: R$ 468
  • 40.000 km: R$ 816
  • 50.000 km: R$ 450
  • 60.000 km: R$ 693
  • Total: R$ 3.252

Carros novos de R$ 75.000 até R$ 100.000

1- VW Jetta 250 TSI – R$ 99.990

 

(Acervo/Quatro Rodas)

O sedã médio mantém o título desta categoria do Melhor Compra 2020 em casa, com a Volkswagen (ano passado foi o Virtus), mesmo na versão de entrada.

Continua após a publicidade

Usa o voluntarioso motor 1.4 TSI com 150 cv de potência e preserva uma pegada levemente esportiva nos acertos de suspensão e de direção.

Graças a uma promoção da marca alemã, o Jetta tem o custo total das seis primeiras revisões bem mais competitivo e atraente dentro do trio de finalistas.

Esse conjunto de virtudes o fez superar até mesmo a cesta de peças, que custa quase o dobro da dos concorrentes, e o valor de seguro bastante elevado.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -15%
  • Seguro: R$ 2.233
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.171
  • Pastilhas de freio: R$ 843
  • Kit de embreagem:  –
  • Farol esquerdo: R$ 4.600
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.843
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.390
  • Total: R$ 9.847

Revisões

  • 10.000 km: R$ 0,00
  • 20.000 km: R$ 0,00
  • 30.000 km: R$ 0,00
  • 40.000 km: R$ 1.143
  • 50.000 km: R$ 545
  • 60.000 km: R$ 697
  • Total: R$ 2.385

2- Onix Plus Premier Turbo – R$ 80.790

Eis outro Onix no pódio. Desta vez, em uma das versões mais caras e completas – a única com opcionais, como estacionamento automático e sensor de ponto cego.

Continua após a publicidade

Com cesta de peças dentro da média, custo de manutenção relativamente baixo, ainda se destaca pelo seguro barato. Porém, perde no espaço interno frente aos concorrentes.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -4,5%
  • Seguro: R$ 1.074
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.245
  • Pastilhas de freio: R$ 627
  • Kit de embreagem:  –
  • Farol esquerdo: R$ 1.846
  • Para-choque dianteiro: R$ 313
  • Retrovisor esquerdo: R$ 938
  • Total: R$ 4.969

Revisões

  • 10.000 km: R$ 300
  • 20.000 km: R$ 596
  • 30.000 km: R$ 496
  • 40.000 km: R$ 660
  • 50.000 km: R$ 476
  • 60.000 km: R$ 596
  • Total: R$ 3.124

3- Virtus Comfortline 200 TSI AT – R$ 81.050

(Acervo/Quatro Rodas)

Segundo VW nesta categoria, o Virtus foi o campeão de 2019. Agora, porém, foi desbancado pelo Jetta.

O compacto se destaca na cesta de peças, só que peca com revisões caras e apólice elevada. Além do mais, pelo preço, merecia acabamento superior e itens de série mais bacanas, como câmera de ré – que é opcional nesta configuração.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -14,9%
  • Seguro: R$ 1.585
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.146
  • Pastilhas de freio: R$ 420
  • Kit de embreagem:  –
  • Farol esquerdo: R$ 717
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.048
  • Retrovisor esquerdo: R$ 393
  • Total: R$ 3.724

Revisões

  • 10.000 km: R$ 511
  • 20.000 km: R$ 573
  • 30.000 km: R$ 501
  • 40.000 km: R$ 1.007
  • 50.000 km: R$ 501
  • 60.000 km: R$ 573
  • Total: R$ 3.666

Carros novos de R$ 100.000 até R$ 180.000

1- Toyota Corolla Altis Hybrid Premium Pack – R$ 145.390

Frisos nas laterais são oferecidos como acessório pelo fabricante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O queridinho do mercado se sobressai nesta categoria justamente pelo conjunto híbrido.

Ele entrega desempenho pacato, mas bastante eficiente e com o nível de conforto que se espera de um Corolla. Contribui para isso o acerto do câmbio CVT e o tratamento acústico na cabine do três-volumes.

Além disso, a versão mais cara do Corolla se garante com o menor custo do seguro, preço de revisões até 60.000 km que não assusta e uma cesta de peças condizente.

Traz itens de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -3,7%
  • Seguro: R$ 1.413
  • Rede: 216
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.240
  • Pastilhas de freio: R$ 500
  • Kit de embreagem:  –
  • Farol esquerdo: R$ 2.128
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.391
  • Retrovisor esquerdo: R$ 854
  • Total: R$ 6.113

Revisões

  • 10.000 km: R$ 348
  • 20.000 km: R$ 699
  • 30.000 km: R$ 621
  • 40.000 km: R$ 960
  • 50.000 km: R$ 600
  • 60.000 km: R$ 906
  • Total: R$ 4.134

2- VW Jetta Comfortline 1.4 TSI – R$ 125.950

O Jetta aparece novamente entre os finalistas para comprovar sua boa reputação no mercado.

Tem ótima dirigibilidade e comportamento dinâmico e ainda se vale do pacote de revisões mais em conta – beneficiado pela promoção de três revisões grátis da VW para a linha.

Mas perde no seguro, bastante salgado, e na cesta de peças, que beira os R$ 10.000.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -16,2%
  • Seguro: R$ 2.301
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.171
  • Pastilhas de freio: R$ 843
  • Kit de embreagem:  –
  • Farol esquerdo: R$ 4.600
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.843
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.390
  • Total: R$ 9.847

Revisões

  • 10.000 km: R$ 240
  • 20.000 km: R$ 600
  • 30.000 km: R$ 515
  • 40.000 km: R$ 600
  • 50.000 km: R$ 515
  • 60.000 km: R$ 600
  • Total: R$ 3.071

3- Honda Civic EXL CVT – R$ 117.500

Honda Civic 2018

O Civic teve de ver o seu arquirrival no lugar mais alto do pódio, mas a terceira posição lhe cai bem.

Verdade que ele carece da propulsão híbrida e, nesta versão, ainda é com motor aspirado. Mesmo assim, entrega bom desempenho e conforto no rodar.

A questão no modelo é seu custo de manutenção alto. Pelo menos, o seguro tem preço regular.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -8,4%
  • Seguro: R$ 1.694
  • Rede: 219
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.701
  • Pastilhas de freio: R$ 486
  • Kit de embreagem:  –
  • Farol esquerdo: R$ 1.486
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.247
  • Retrovisor esquerdo: R$ 527
  • Total: R$ 5.447

Revisões

  • 10.000 km: R$ 353
  • 20.000 km: R$ 574
  • 30.000 km: R$ 584
  • 40.000 km: R$ 1.696
  • 50.000 km: R$ 584
  • 60.000 km: R$ 1.660
  • Total: R$ 5.451

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.