Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, as melhores picapes do Brasil. Eles estão separados em categorias: até R$ 70.000, acima de R$ 70.000 e médias diesel. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Leves e intermediárias até R$ 70.000
1 – Chevrolet Montana Sport 1.4 – R$ 65.090
O teto da categoria subiu, mas a veterana picape da GM manteve o menor preço e saltou do terceiro lugar de 2018 (com a versão LS) para o título (com a Sport).
Além da boa capacidade de carga de 756 kg, tem ar, direção, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, chave canivete, computador de bordo e rodas de liga leve.
A Montana impediu o bicampeonato da Saveiro e superou a Strada por ser melhor que as rivais em valor de seguro e peças na comparação com as concorrentes.
O motor 1.4, porém, dá sinais de cansaço e a picape está com os dias contados para ser substituída por um projeto mais moderno, baseado no Onix.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 16,27%
- Seguro – R$ 1.563
- Rede – 600/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 676
- Pastilhas de freio – R$ 260
- Kit de embreagem – R$ 441
- Farol esquerdo – R$ 1.073
- Para-choque dianteiro – R$ 895
- Retrovisor esquerdo – R$ 472
- Total – R$ 3.817
Revisões
- 10.000 km – R$ 248
- 20.000 km – R$ 660
- 30.000 km – R$ 628
- 40.000 km – R$ 556
- 50.000 km – R$ 816
- 60.000 km – R$ 744
- Total – R$ 3.817
2 – VW Saveiro Robust CD 1.6 – R$ 56.690
Dirigibilidade é o ponto forte aqui. Perdeu o bicampeonato para a Montana nos custos do pós-venda e por vir pelada, com o pacote de opcionais – ar, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e chave canivete – superando os R$ 7.000.
Mas se segurou na segunda posição por ter a conveniência da cabine dupla, a menor desvalorização da categoria e peças mais em conta que as da Strada.
Bolsa de valores
- Desvalorização –14,17%
- Seguro – R$ 2.021
- Rede – 500/-
- Reparabilidade – 27
- Equipamentos –
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 656
- Pastilhas de freio – R$ 280
- Kit de embreagem – R$ 600
- Farol esquerdo – R$ 730
- Para-choque dianteiro – R$ 1.230
- Retrovisor esquerdo – R$ 410
- Total – R$ 3.906
Revisões
- 10.000 km – R$ 523
- 20.000 km – R$ 595
- 30.000 km – R$ 584
- 40.000 km – R$ 704
- 50.000 km – R$ 523
- 60.000 km – R$ 1.157
- Total – R$ 4.086
3 – Fiat Strada Hard Working CE 1.4 – R$ 68.590
O exemplar da Fiat desceu um degrau no pódio, mas se vale de ser o comercial leve mais vendido do país por anos a fio, o que o ajuda a ter a melhor desvalorização da categoria.
O motor 1.4 não empolga nesta versão de trabalho, mas vem com ar, direção hidráulica, computador de bordo e ajuste de altura do volante. Superou a VW em revisões, mas o seguro e a cesta de peças são mais salgados.
Bolsa de valores
- Desvalorização –14,03%
- Seguro – R$ 2.027
- Rede – 521/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 627
- Pastilhas de freio – R$ 443
- Kit de embreagem – R$ 369
- Farol esquerdo – R$ 630
- Para-choque dianteiro – R$ 1.821
- Retrovisor esquerdo – R$ 752
- Total – R$ 4.642
Revisões
- 10.000 km – R$ 208
- 20.000 km – R$ 440
- 30.000 km – R$ 668
- 40.000 km – R$ 600
- 50.000 km – R$ 408
- 60.000 km – R$ 1.319
- Total – R$ 3.643
Leves e intermediárias acima de R$ 70.000
1 – Fiat Toro Freedom 2.0 TD 4×4 aut. – R$ 140.990
Pelo segundo ano consecutivo, a ótima sacada da Fiat para o segmento de picapes leva o título. Robusta, tem cabine mais espaçosa que a das compactas e caçamba próxima à das médias.
A versão escolhida é mais cara que as duas rivais, mas te dá a possibilidade de ter uma picape com motor diesel por menos de R$ 140.000.
As despesas com revisões e peças são mais em conta que as da Strada – as visitas são a cada 20.000 km. Tem desvalorização dentro da normalidade, rede ampla e boa pontuação na pesquisa Os Eleitos 2018.
Em equipamentos também vai bem: ESP, central multimídia, ar bizona, câmera de ré, rodas de liga leve, entre outros.
Bolsa de valores
- Desvalorização –1 0,68%
- Seguro – R$ 3.028
- Rede – 521/96,2
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 776
- Pastilhas de freio – R$ 739
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 761
- Para-choque dianteiro – R$ 1.064
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.783
- Total – R$ 5.663
Revisões
- 20.000 km – R$ 784
- 40.000 km – R$ 1.204
- 60.000 km – R$ 1.404
- Total – R$ 3.392
2 – Renault Oroch Dynamique 1.6 – R$ 75.490
Depois de encarecer em 2018, a Renault reposicionou seu modelo e a versão Dynamique ficou quase R$ 7.000 mais barata em relação ao ano passado.
É a mais robusta e com um custo/benefício bem melhor que o das compactas, apesar de acabamento e ergonomia serem sofríveis. Além disso, destaca-se pelas cestas de peças e revisões com menores valores em relação aos rivais.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 9,87%
- Seguro – R$ 2.071
- Rede – 295/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 592
- Pastilhas de freio – R$ 417
- Kit de embreagem – R$ 420
- Farol esquerdo – R$ 950
- Para-choque dianteiro – R$ 1.400
- Retrovisor esquerdo – R$ 368
- Total – R$ 4.147
Revisões
- 10.000 km – R$ 460
- 20.000 km – R$ 460
- 30.000 km – R$ 460
- 40.000 km – R$ 770
- 50.000 km – R$ 478
- 60.000 km – R$ 478
- Total – R$ 3.106
3 – Fiat Strada Adventure CD 3p 1.8 flex – R$ 79.990
A picape tem o seguro mais barato e oferece a conveniência da terceira porta, apesar de o espaço da segunda fila só ser indicado para crianças pequenas ou para largar a mochila.
A versão tem ar, trio, multimídia, estribos, faróis de neblina e de milha e rodas de liga leve. Contudo, sua cesta de peças é bem mais cara que a das concorrentes. As revisões também custam mais que as dos rivais.
Bolsa de valores
- Desvalorização –10,04%
- Seguro – R$ 1.631
- Rede – 521/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 875
- Pastilhas de freio – R$ 269
- Kit de embreagem – R$ 2.024
- Farol esquerdo – R$ 1.067
- Para-choque dianteiro – R$ 2.381
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.077
- Total – R$ 7.693
Revisões
- 10.000 km – R$ 292
- 20.000 km – R$ 576
- 30.000 km – R$ 732
- 40.000 km – R$ 720
- 50.000 km – R$ 528
- 60.000 km – R$ 1.096
- Total – R$ 3.944
Médias diesel
1 – Ford Ranger Limited CD 3.2 4×4 aut. – R$ 188.990
Reestilizada na linha 2020, ela ganhou itens de tecnologia e conforto que a ajudaram a roubar a liderança da Amarok. Agora tem até frenagem autônoma e piloto automático com leitura de placas de velocidade.
Os dados da cesta de peças e da Bolsa de Valores, ainda indisponíveis, se referem ao do modelo 2019.
O primeiro lugar também é amparado pelo respeito ao bolso do cliente: tem o custo de revisões mais barato da categoria, a cesta de peças com cerca de metade do valor das rivais e é a única com cinco anos de garantia.
Na linha 2020, recebeu ainda melhor acerto de suspensão, enquanto o motor permanece o 3.2 cinco-cilindros de 200 cv e 47,9 mkgf.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 0,91%
- Seguro –R$ 3.593
- Rede – 317/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 935
- Pastilhas de freio – R$ 543
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 1.240
- Para-choque dianteiro – R$ 2.050
- Retrovisor esquerdo – R$ 775
- Total – R$ 5.543
Revisões
- 10.000 km – R$ 559
- 20.000 km – R$ 899
- 30.000 km – R$ 1.183
- 40.000 km – R$ 1.016
- 50.000 km – R$ 740
- 60.000 km – R$ 1.620
- Total – R$ 6.017
2 – VW Amarok Highl. Ext. 3.0 4×4 aut. – R$ 205.990
O exemplar da Volkswagen se vale de um motor V6 biturbo diesel com estrondosos 225 cv e um comportamento equilibrado para ser uma das picapes mais bem–dispostas do pedaço.
Tanto que venceu, no asfalto, o supercomparativo de abril de 2018 contra L200, Ranger, Hilux e S10. Perdeu o bicampeonato por conta das cestas de peças e revisões – as mais caras do trio finalista.
- Desvalorização – 3,03%
- Seguro – R$ 3.613
- Rede – 500/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.270
- Pastilhas de freio – R$ 525
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 5.792
- Para-choque dianteiro – R$ 1.624
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.365
- Total – R$ 10.576
Revisões
- 10.000 km – R$ 691
- 20.000 km – R$ 1.520
- 30.000 km – R$ 1.412
- 40.000 km – R$ 1.520
- 50.000 km – R$ 1.033
- 60.000 km – R$ 2.582
- Total – R$ 8.758
3 – Chevrolet S10 High Country CD 2.8 – R$ 191.990
A S10 foi a campeã em 2017 e vice em 2018. Agora, não conseguiu ir além da terceira posição. O pódio é garantido pela ampla rede, a melhor colocação do segmento na pesquisa Os Eleitos 2018 e o seguro na média do segmento.
Só que ela desvaloriza mais que as duas concorrentes e seu visual já não inspira tanta modernidade. O pacote de equipamentos é bastante generoso.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 7,04%
- Seguro – R$ 3.571
- Rede – 600/97,2
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.107
- Pastilhas de freio – R$ 119
- Kit de embreagem – R$ 1.605
- Farol esquerdo – R$ 3.754
- Para-choque dianteiro – R$ 1.224
- Retrovisor esquerdo – R$ 2.405
- Total – R$ 10.214
Revisões
- 10.000 km – R$ 400
- 20.000 km – R$ 1.044
- 30.000 km – R$ 1.172
- 40.000 km – R$ 1.064
- 50.000 km – R$ 736
- 60.000 km – R$ 1.500
- Total – R$ 5.916