Praticamente extinto, o segmento de peruas médias foi disputado na década passada por Toyota Fielder, Renault Megane Grand Tour e Peugeot 307 SW. Mas acima delas havia uma alternativa mais cara, recheada de torque, potência e equipamentos: a vistosa VW Jetta Variant.
Feita no México e derivada do Golf de quinta geração (que não veio ao Brasil), estreou em 2008 por um preço alto, mas compensando pela mecânica bem acertada e pelo alto padrão de acabamento.
Ela preza pela esportividade: apesar de rígidas, as suspensões McPherson à frente e multilink atrás garantem excelente comportamento dinâmico, auxiliadas pela direção elétrica e controles de tração, estabilidade e ABS com distribuição de frenagem, tudo para acompanhar o sonoro 2.5 de cinco cilindros e 170 cv a gasolina.
É responsável pelo bom desempenho, como o 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, mas penaliza o consumo: 7,4 km/l na cidade e 10,7 na estrada.
Bem equipada, a perua só tinha quatro opcionais: teto solar panorâmico, xenônio, couro e pintura metálica. Tudo mais era de série: seis airbags, ar bizona, rodas de aro 17 e um padrão de acabamento acima da média.
Com 2,58 metros de entre-eixos o espaço é bom para quatro adultos e o porta-malas comporta 505 litros.
As melhores versões estão a partir da linha 2011: reestilizada, recebeu faróis, grade e para-choque novos e rodas exclusivas. Por dentro, painel redesenhado, volante do Passat CC, som com tela de 6,5 polegadas e dez alto-falantes e couro de série.
Ganhou ainda sensor dianteiro de estacionamento e o Coming & Leaving Home, que liga os faróis quando o motorista chega ou deixa o veículo.
A Jetta é uma perua de muitas virtudes e poucos defeitos: a alta desvalorização a deixou barata (compra-se uma a partir de R$ 32.707), ela não apresentou problemas crônicos em seus seis anos de mercado e é muito bem vista pelas oficinas, que elogiam sua robustez e confiabilidade.
A Jetta só decepciona mesmo no custo de uso: o consumo é alto e as peças de reposição são caras até no paralelo.
Onde o bicho pega
Câmbio – A transmissão sequencial de seis marchas é famosa pela suavidade, por isso trancos entre as trocas indicam desgaste no corpo de válvulas e solenoides. A troca de toda a caixa pode chegar a R$ 6.000.
Trizetas – Rodar com o corpo de válvulas desgastado provoca trancos, que por sua vez desgastam as trizetas, ocasionando vibração das rodas dianteiras. Muitas vezes, só a troca dos semieixos resolve.
Teto panorâmico – O entupimento dos drenos causa a infiltração de água no teto, que pode comprometer toda a forração interna. Outros problemas são os estalos provocados por sujeira e lubrificação incorreta e a inutilização da cortina.
Lavadores de farol – Essenciais para o correto funcionamento da luz de xenônio, são danificados em colisões dianteiras e nem sempre reparados: vale checá-los, pois cada um custa ao menos R$ 730.
Ar-condicionado – Verifique se ele resfria e se os displays estão legíveis. Caso o compressor esteja travado, o conserto não sai por menos de R$ 2.700.
Freios – Ruído em piso irregular é indício de pastilha solta, causada pela ausência ou defeito na presilha. Basta repor ou substituí-la, que custa R$ 36 a unidade.
A voz do dono
- Nome: Osiris Brasil
- Idade: 71 anos
- Profissão: médico
- Cidade: São Paulo (SP)
O que eu adoro – “Um carro completo em todos os sentidos: torque, potência, estabilidade e um padrão de conforto garantido por itens como ar bizona e bancos aquecidos. O pacote de segurança também é ótimo.”
O que eu odeio – “O consumo é bem elevado, principalmente para quem se empolga com o ronco do motor. As peças de reposição são caras e por se tratar de uma perua, a procura é baixa, acentuando sua desvalorização.”
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | |
---|---|---|---|---|---|
Jetta Variant 2.5 20V A/T | R$ 32.707 | R$ 34.865 | R$ 43.028 | R$ 46.521 | R$ 48.122 |
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choque (dianteiro) | R$ 1.901 | R$ 1.800 |
Farol (cada um) | R$ 1.946 | R$ 800 |
Retrovisor (cada um) | R$ 1.732 | R$ 550 |
Discos de freio (par) | R$ 1.220 | R$ 1.300 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 480 | R$ 470 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 4.556 | R$ 3.000 |