Campeão do Melhor Compra 2015
HR-V – SUV até R$ 100.000 Nem a Honda esperava um sucesso tão retumbante do HR-V. Pelo contrário. Cautelosos como sempre, os japoneses que conduzem a marca no Brasil nem sequer fizeram questão de iniciar as vendas do modelo com a fábrica de Itirapina (SP) já em funcionamento, o que complementaria a produção da unidade […]
Nem a Honda esperava um sucesso tão retumbante do HR-V. Pelo contrário. Cautelosos como sempre, os japoneses que conduzem a marca no Brasil nem sequer fizeram questão de iniciar as vendas do modelo com a fábrica de Itirapina (SP) já em funcionamento, o que complementaria a produção da unidade de Sumaré (SP). Mas o fato é que o SUV compacto da marca, como dizem, chegou chegando.
Na contramão do combalido mercado de automóveis, o HR-V vende como água no deserto. E é proporcionalmente desejado como tal por consumidores sedentos de novidade. O que se vê nas concessionárias Honda é a formação de longas filas: primeiro, para ter a oportunidade de fazer um test-drive e, em seguida, para aguardar de três a quatro meses a entrega do HR-V comprado.
ELE ESTÁ ENTRE NÓS A versão EX, Grande Vencedora do Melhor Compra 2015 e vitoriosa também na categoria SUV até R$ 100 000, começou a nos conquistar antes mesmo da preparação desta edição. Em maio, um HR-V EX foi incorporado à frota da seção Longa Duração de QUATRO RODAS, na qual o carro é comprado e avaliado até os 60 000 km, sendo desmontado ao fim do teste para uma minuciosa análise das peças. E estes meses de convívio com o SUV nos deram uma dose extra de tranquilidade para apontá-lo como a Melhor Compra atualmente.
Se por fora o HR-V tem mais porte de SUV do que um EcoSport – o até então líder isolado do segmento – , por dentro a modularidade é típica de minivan. O banco traseiro se move em duas direções: para a frente, formando um porta-malas com piso plano de descomunais 1 010 litros de capacidade; e para trás, permitindo o transporte de objetos altos na cabine.
Apesar de deixar central multimídia, airbags laterais, borboletas no volante para trocar de marcha e ar-condicionado digital como exclusividades da versão top, EXL, a campeã tem um bom pacote, com controle de estabilidade, câmera de ré, faróis de neblina, câmbio CVT, ar-condicionado manual e som com Bluetooth e comando no volante.