Melhor Compra 2016: SUVs até R$ 75.000
Os melhores negócios entre os SUVs compactos com preço abaixo dos R$ 75.000
1° – Peugeot 2008 Allure 1.6 aut.
O câmbio automático, com apenas quatro marchas*, está longe de colocar o 2008 como referência de performance, consumo e conforto. Mas como os rivais nesta faixa de preço só entram com transmissão manual, é justamente ele o grande trunfo do francês.
A vitória do 2008 é ainda mais surpreendente pelo salto à frente da concorrência em relação à edição 2015 do Melhor Compra. No ano passado, ele ficou em terceiro ao encarar exatamente os mesmos rivais de agora: Duster Dynamique e EcoSport SE.
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O que mudou? Primeiro, os preços. Enquanto o do Renault teve um aumento de 10% no último ano, o do Peugeot cresceu só 4,4%. Em termos práticos, isso significa que, porR$ 74.490, você tem um SUV com câmbio automático de quatro marchas em vez de um de câmbio manual por R$ 72.580. A diferença, de R$ 1.910, é menor do que algumas opções com câmbio automatizado.
Além disso, o 2008 conserva as características que fizeram dele um dos finalistas. Tem o menor custo de reparos – segundo o Car Group, do Cesvi –, vem bem equipado e oferece bom espaço interno. Menos do que o Duster, mas seu acabamento é muitíssimo superior, além da ergonomia. Dinamicamente, ele também se destaca, o que dá à sua vitória ainda mais credibilidade na edição deste ano. Ou a sensação boa de que o melhor carro é também o melhor negócio.
Motor | diant., trans., 1.598 cm3, 16V, 122/115 cv a 6.000 rpm, 16,4/15,5 mkgf a 4.000 rpm |
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Dimensões | comprimento, 415,9 cm; largura, 173,9 cm; altura, 158,3 cm; entre-eixos, 254,2 cm; peso, 1.235 kg |
Preço | R$ 74.490 |
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Desvalorização | não disponível |
Seguro | R$ 1.868 |
Rede | 108 (autorizadas) / 88,4 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 25 (CESVI) |
Equipamentos | ar-condicionado digital dual zone, direção elétrica, vidros elétricos, sensor de estacionamento, central multimídia |
Amortecedores dianteiros | R$ 573 |
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Pastilhas de freio | R$ 355 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 1.914 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.530 |
Retrovisor direito | R$ 1.180 |
TOTAL | R$ 5.552 |
10.000 km | R$ 434 |
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20.000 km | R$ 674 |
30.000 km | R$ 434 |
40.000 km | R$ 674 |
50.000 km | R$ 586 |
60.000 km | R$ 674 |
TOTAL | R$ 3.476 |
2° – Renault Duster Dynamique 1.6
A vida do Duster mudou no último ano: preços maiores, novos rivais e… um degrau abaixo no Melhor Compra.
Quando o SUV venceu no ano passado, a categoria de SUVs compactos tinha limite de R$ 70.000. Alertamos para seus diversos problemas, como o alto consumo de combustível, a colocação ruim no índice de reparabilidade do Cesvi e a quantidade de ruídos da carroceria em alta velocidade. Ele vencia pela relação custo-benefício. Ou, como dizíamos, pelo fato de a Renault saber que tinha de cobrar menos para torná-lo competitivo.
Mas a marca resolveu arriscar: subiu os preços. E isso evidenciou defeitos e carências, como a ergonomia deficiente. O valor menor de 2015 pôde justificar a vista grossa. Não mais.
Preço | R$ 72.580 |
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Desvalorização | 13,7% |
Seguro | R$ 1.983 |
Rede | 298 (autorizadas) / 91,8 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 60 (CESVI) |
Equipamentos | ar-condicionado analógico, direção hidráulica, vidros elétricos, sensor de estacionamento, central multimídia |
Amortecedores dianteiros | R$ 450 |
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Pastilhas de freios | R$ 342 |
Kit de embreagem | R$ 434 |
Farol esquerdo | R$ 620 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.242 |
Retrovisor esquerdo | R$ 503 |
TOTAL | R$ 3.591 |
10.000 km | R$ 489 |
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20.000 km | R$ 559 |
30.000 km | R$ 489 |
40.000 km | R$ 714 |
50.000 km | R$ 489 |
60.000 km | R$ 559 |
TOTAL | R$ 3.299 |
3° – Ford EcoSport SE 1.6
Se pensarmos bem, o Duster poderia ter perdido a segunda posição também. Isso porque o Ford EcoSport é mais bem acertado, ainda que muito menor e menos espaçoso. O SUV da Renault o vencia por preço, mas a vantagem diminuiu bastante. Então, o francês permaneceu na frente apenas por causa da iminente mudança do concorrente da Ford.
Ele vai receber uma aparência diferente e novos motores. Isso torna a transformação expressiva demais para ser ignorada – e um fator de desvalorização importante do modelo atualmente à venda. Em suma, é o tipo de alteração que pede paciência: é melhor esperar o modelo novo. No entanto, considerando as poucas opções até os R$ 75.000, o EcoSport é figura obrigatória por aqui.
Preço | R$ 68.490 |
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Desvalorização | 13,2% |
Seguro | R$ 1.911 |
Rede | 399 (autorizadas) / 89,9 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 39 (CESVI) |
Equipamentos | ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos |
Amortecedores dianteiros | R$ 557 |
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Pastilhas de freio | R$ 121 |
Kit de embreagem | R$ 630 |
Farol esquerdo | R$ 444 |
Para-choque dianteiro | R$ 904 |
Retrovisor esquerdo | R$ 280 |
TOTAL | R$ 2.936 |
10.000 km | R$ 364 |
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20.000 km | R$ 576 |
30.000 km | R$ 516 |
40.000 km | R$ 1.000 |
50.000 km | R$ 540 |
60.000 km | R$ 708 |
TOTAL | R$ 3.704 |
MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO
Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.
SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.
REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.
REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.
EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.
PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.
REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.
* OBS.: diferentemente do que foi publicado na versão impressa, o 2008 tem câmbio automático de quatro marchas, não de seis.