Carros de coleção poderão circular pelas ruas de Paris
Veículos clássicos receberão selo especial para se livrar de veto imposto à modelos feitos antes de 1997
Colecionadores de carros antigos residentes em Paris já podem respirar aliviados. A Federação Francesa de Veículos Antigos (FFVE, em francês) anunciou um acordo com autoridades locais que exclui os veículos de coleção do veto de circulação na capital francesa nos dias úteis.
A polêmica decisão foi oficializada no começo deste mês pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no começo de junho. A medida entrará em vigor em 1º de julho, proibindo a circulação de carros fabricados antes de 1997 pelas ruas de Paris entre 8h e 20h, de segunda a sexta-feira. A intenção das autoridades parisienses é que, até 2020, todos os carros feitos antes de 2011 não rodem pelas vias francesas.
Para diferenciar os veículos de colecionador dos demais carros, a prefeitura deve identifica-los com um adesivo especial (chamado de Carte Grise de Collection, ou Cartão Cinza de Colecionador, em português) que autoriza a circulação. Todos os automóveis ostentando a Carte Grise Normale (ou Cartão Cinza Normal) serão proibidos de circular durante a semana, sendo que o veto atinge ainda os carros com menos de 30 anos – embora a FFVE tenha anunciado a realização de novos encontros para também liberar a circulação desta categoria.