Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Meu Automático na prática: nosso test-drive com o novo Ka automático

Fomos até a primeira concessionária com o novo padrão Signature da Ford para um teste com o novo Ford Ka 2019

Por Abril Branded Content
21 dez 2018, 16h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A versão 2019 trouxe uma série de novidades para o Ford Ka.

    Mudanças no design que o deixaram com um visual mais encorpado, central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, reforços estruturais que aumentaram a segurança para o motorista e os passageiros, entre muitas outras coisas.

    No entanto, nenhuma era tão aguardada como a transmissão automática, incorporada pela primeira vez na linha Ka.

    O moderno câmbio está disponível em conjunto com o motor 1.5 de três cilindros – outra novidade na linha – em todas as versões do novo Ka

    Continua após a publicidade

    O motor entrega 136 cavalos de potência e torque de 158 Nm. Melhor ainda é o fato de que quase 85% da sua força está disponível já a partir dos 1 500 rpm.

    Para conhecer melhor o novo câmbio automático, nossa equipe de reportagem realizou um breve test-drive com suporte da Auto Prime, em São Bernardo do Campo (SP) – a primeira concessionária Ford do Brasil a adotar o novo padrão global Signature, que oferece ao cliente um ambiente mais informal, sem barreiras com as equipes de vendas e com uma arquitetura acolhedora e contemporânea.

    A bordo de um Ka Freestyle, partimos para um giro pela cidade, que incluiu um trecho da Rodovia Anchieta e ruas da região central da cidade.

    Continua após a publicidade

    A primeira qualidade que se evidencia é a suavidade com que as trocas de marcha são realizadas, sem trancos e de forma silenciosa. Assim, motorista e passageiros enfrentam trechos urbanos e rodoviários com muito mais conforto.

    Para isso, também colabora a suspensão com ajuste equilibrado, com boa absorção das irregularidades do piso – uma característica conhecida dos fãs de carteirinha dos carros da Ford.

    Além de suave, o câmbio realiza as trocas de forma rápida e sem vacilos, com uma aceleração linear que torna a condução bem agradável.

    Continua após a publicidade

    Aproveitando o trecho rodoviário do teste, experimentamos a posição S do câmbio, em que as trocas são feitas em uma rotação mais elevada para aproveitar melhor os 136 cavalos do motor. As arrancadas e retomadas são executadas com notório vigor.

    Podemos dizer que o câmbio automático do Ka atende não apenas quem busca conforto e praticidade, mas também aqueles que não abrem mão do prazer ao dirigir.

    FORD_TESTDRIVE1
    O câmbio automático é uma das novidades do Ka 2019 (Alexandre Battibugli/Abril Branded Content)

    Alguns quilômetros depois, em uma ladeira, foi a hora de testar as trocas manuais por meio das teclas da alavanca: um toque na tecla “-” e a redução aconteceu imediatamente, com o freio-motor já entrando em ação para controlar a velocidade da descida.

    Da mesma forma, foi possível assumir o controle das trocas e “esticar” as marchas em momentos que demandavam mais do trem de força, como em uma ultrapassagem.

    O modo D permite mudança manual temporária e logo retoma o modo automático; já no modo S, o motorista assume o controle em tempo integral.

    Continua após a publicidade

    Nesse curto período de convivência, também ficou evidente como a central eletrônica adapta a atuação da transmissão ao estilo ou necessidade do motorista.

    As trocas são feitas aproveitando o ótimo torque do motor, entregando o desempenho esperado e, ao mesmo tempo, visando maior economia de combustível. Perfeito para quem tem tudo na ponta do lápis e busca o máximo de eficiência.

    Mas, ao pisar fundo, o câmbio faz o motor acordar rapidamente, entregando toda a excelente performance de que é capaz – garantindo a segurança necessária ao entrar em uma via expressa, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    Ficou curioso para conhecer o novo Ka 2019 automático? Basta comparecer em qualquer concessionária Ford no território nacional para experimentá-lo pessoalmente.

    E, para se preparar bem, não se esqueça de conferir nosso Guia Meu Automático QUATRO RODAS com todas as informações necessárias para ajudá-lo a tirar o máximo do câmbio automático.

    Confira aqui todos os conteúdos deste especial.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.