Um dos lançamentos mais importantes da Renault nos últimos anos já foi anunciado. O novo Renault Kardian 2025 é o primeiro produto do Internacional Game Plan da marca, uma série de oito novos modelos que a montadora francesa pretende lançar para mercados da América Latina, incluindo o Brasil, até 2027.
Como parte da fase Renovation do plano estratégico Renaulution da Renault, o lançamento traz uma mudança da tática do grupo, recalculando o foco para modelos e segmentos de maior valor agregado, pensando em rentabilidade para os mercados internacionais.
O Kardian é um SUV compacto para o segmento B que traz o DNA da Renault no quesito performance, adicionando inovação para a América do Sul: o motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) com dupla embreagem úmida.
Primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade da marca, com o logo Nouvel’R, a silhueta robusta e compacta do modelo traz ao mesmo tempo elementos característicos do espírito SUV e funcionalidades de destaque, como as barras de teto montadas no sentido longitudinal que podem ser transformadas em barras transversais, integrando funcionalidade e estética.
O modelo urbano ainda conta com rodas diamantadas de 17 polegadas, grade frontal em formato de diamante, graças aos pequenos losangos com efeito 3D, pintura bíton laranja e preto, além dos faróis angulares e da assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault com as lanternas em formato C.
Já na parte interna, o veículo traz um painel de instrumentos digital de 7 polegadas que apresenta gráficos modernos de consumo, pressão dos pneus, entre outras configurações rápidas e práticas, além de uma central multimídia dotada de Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio. Passageiros do banco traseiro também desfrutam de um bom espaço e têm à disposição tomadas USB.
Segurança é foco da Renault
O Kardian faz parte do Human First Program, que tem como objetivo desenvolver tecnologias de ponta em conjunto com pesquisadores, especialistas e bombeiros, para melhorar a segurança nas estradas e, assim, reduzir o número e a gravidade dos acidentes.
Para isso, o novo produto conta com tecnologia humanizada com 13 ADAS – sistemas avançados de assistência ao condutor, incluindo itens inéditos para o mercado brasileiro segmento como o alerta de ponto cego, que funciona através de quatro sensores localizados de cada lado do veículo, e a câmera multiview, que simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento por meio de câmeras lateral, frontal e traseira. Outros itens de extrema importância são o controle de velocidade adaptativo (ACC), que permite um conforto sem igual ao dirigir e a frenagem automática de emergência (AEBS) chamados carinhosamente de “anjo da guarda”.
Com a campanha “A mudança que muda tudo”, o Kardian é uma estratégia da Renault para transformar a marca em todo o mundo, a partir do resultado do trabalho conjunto das equipes do centro mundial de tecnologia, para firmar o compromisso com o segmento B e preparar o mercado para uma ofensiva mais ampla de lançamentos para os segmentos C e D.
Plano Renaulution da Renault
Até 2027, a Renault pretende investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco veículos nos segmentos C e D, para posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor – sendo o Kardian o primeiro modelo apresentado.
A marca tem também a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.
O plano Renaulution tem como principal objetivo aumentar a competitividade do Grupo Renault. Por meio dele, a empresa não vai mais se basear em participações de mercado e vendas para mensurar sua performance, mas se baseará na lucratividade, geração de caixa e eficiência dos investimentos. O plano vai assegurar a lucratividade sustentável do Grupo, mantendo sua trajetória em relação ao compromisso de ter uma pegada de carbono zero na Europa até 2050.
Confira tudo sobre o lançamento no site da Renault.