Jeep Compass S alia alta tecnologia a desempenho off-road

Edição especial do SUV, que é líder de vendas na categoria, se destaca pelos equipamentos, como um pacote de recursos semiautônomos

Nas concessionárias desde abril, o Jeep Compass S é uma edição especial que veio para atender o público que aprecia o visual e o potencial off-road, característicos da marca, mas que também é ávido por sofisticação e novas tecnologias. No topo das vendas de SUVs médios desde o lançamento, em 2016, o Compass é o veículo mais avançado produzido no Brasil.

E a série S inova ao já sair da fábrica de Goiana (PE) com diversos recursos tecnológicos de condução autônoma, que antes estavam disponíveis apenas em um pacote opcional nas versões Limited ou Trailhawk, garantindo maior conforto e segurança. Veja a seguir os principais.

Controle de cruzeiro adaptativo

Essa é a tecnologia semiautônoma que tem o maior impacto na percepção do motorista. Basta configurar a velocidade máxima e a distância até o veículo da frente que o Compass S assume o controle de freio e acelerador.

Se o carro que vai adiante freia, ele também reduz automaticamente a velocidade (até a parada completa, se necessário), mantendo a distância preestabelecida pelo motorista.

Quando os sensores detectam que o espaço à frente aumentou ou que a pista está livre, o automóvel acelera sozinho até atingir a velocidade máxima determinada. Ao motorista cabe apenas manter o controle do volante.

Park Assist

Estacionar o carro está longe de ser uma tarefa divertida. Por isso, o sistema Park Assist agrega muita comodidade na rotina diária, facilitando a vida do motorista.

Por meio de dados coletados pelos sensores, ele encontra a vaga, determina o ângulo ideal de esterçamento das rodas para a manobra e se encarrega de virar o volante. Você apenas tem que engatar a marcha necessária e controlar a velocidade. Rapidamente, o Compass S já está dentro da vaga, tanto paralela como perpendicular, estacionado de forma precisa.

Recursos como o Park Assist fazem parte do pacote tecnológico do novo Compass S

Recursos como o Park Assist fazem parte do pacote tecnológico do novo Compass S (Jeep/Divulgação)

Aviso e frenagem automática

O recurso aumenta significativamente a segurança dos ocupantes, emitindo alertas visual e sonoro ao detectar outros veículos ou objetos se aproximando à frente. Mais do que isso, caso o motorista não reaja, os freios são acionados automaticamente.

Se a velocidade for inferior a 40 quilômetros por hora em asfalto seco, o Compass S para completamente antes do contato com o outro veículo; acima disso, a frenagem ameniza a colisão.

Aviso de mudança de faixa

O aviso de mudança de faixa detecta as faixas de rolamento e faz sua supervisão por meio de uma câmera frontal. Ao perceber que o veículo está se aproximando demais de uma delas, ele emite um aviso sonoro e um alerta visual no painel, além da aplicação de uma leve força no volante, na direção oposta. A intensidade da correção pode ser ajustada.

Detector de tráfego em ré

Quem nunca sofreu para sair de ré de uma vaga perpendicular, quando, muitas vezes, ficamos praticamente sem visão do que está acontecendo na via?

Quando o motorista aciona a ré no Jeep Compass S, o detector de tráfego identifica a aproximação de veículos ou pedestres, emitindo sinal sonoro e alerta no painel graças à ação dos sensores localizados na parte traseira do veículo.

Monitoramento de ponto cego

Radares monitoram as laterais do carro e, na presença de veículos nos pontos cegos, o motorista é avisado por meio de som, sinalização no painel ou luz de alerta no retrovisor (à escolha) do lado em que o objeto foi detectado.

Uma luz no retrovisor avisa o motorista da presença de objetos nos pontos cegos

Uma luz no retrovisor avisa o motorista da presença de objetos nos pontos cegos (Jeep/Divulgação)

Comutação automática de faróis

O sistema de farol alto automático contribui para uma condução mais segura, garantindo que os motoristas que vêm na direção oposta não tenham a visão ofuscada. Quando a câmera detecta a luminosidade dos faróis de um carro na outra mão, automaticamente ele adapta a intensidade e o facho dos faróis.

Sistema anticapotamento

Usando as informações dos sensores do controle de estabilidade, esse dispositivo eletrônico atua diante do risco de o veículo sofrer uma rolagem, acionando os freios automaticamente, de forma individual em cada roda, e também modulando a posição do acelerador. Tudo isso para reduzir o potencial de elevação das rodas e fazer o carro retomar o prumo.

Comandos na chave

A chave com funções extras facilita pequenas tarefas, sendo possível dar a partida remotamente e, consequentemente, acionar o ar-condicionado (se ele for deixado ligado ao desligar o motor pela última vez). O porta-malas também conta com abertura e fechamento automáticos, em que é preciso apenas apertar um botão na chave ou na lateral da área de bagagem.

Quanto à mecânica, o Jeep Compass série S tem motor 2.0 turbo diesel, câmbio automático de nove marchas e ainda um moderno seletor de terrenos para a tração integral nas quatro rodas, que adapta vários parâmetros do veículo de acordo com o tipo de solo, para oferecer a melhor performance. O preço sugerido é de 187 990 reais.