Você provavelmente já andou em algum carro que o designer brasileiro João Marcos Ramos, 54 anos, teve participação. Isso porque João ajudou no desenvolvimento, ainda no início da carreira, da família Gol de segunda geração e isso inclui Parati e Saveiro.
Além disso, ele atuou nos últimos 20 anos como chefe de design da Ford e, portanto, é a assinatura dele de estilo dos últimos carros nacionais da marca americana.
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Já que ele faz parte da nossa vida, sem a gente saber, é justo conhecer um pouco mais da trajetória deste profissional que, com pouco mais de 30 anos de carreira, já deixou seu legado no design automotivo.
Falando em legado, Ramos acredita que a predileção por carros é algo inato, isso devido ao seu encantamento pelo mundo automotivo ter começado bem cedo. “Quando tinha apenas
4 anos de idade, meu pai comprou um Ford Galaxie 500 azul-claro e minha fascinação pelo modelo era enorme, e eu já pressentia que era com carros que iria trabalhar”, conta João Marcos, entre risos.
O pressentimento dele estava certo, mas, no momento de decidir a profissão, considerou que a maneira mais natural de entrar para a indústria automotiva seria pela engenharia, e aos 18 anos começou a fazer o curso na FEI.
Porém, antes de acabar o primeiro ano da graduação, percebeu que a sua principal aptidão não era projetar, e sim criar. Foi então que resolveu cursar desenho industrial e, logo depois, conseguiu um estágio no estúdio de design da General Motors.
“Foi na GM que realmente iniciei minha carreira como designer automotivo, pois o centro de design da marca era avançado e tive a oportunidade de conhecer todas as etapas de desenvolvimento”, afirma.
Em seguida, Ramos trabalhou na Honda criando novos modelos de motos para a marca, mas sua aventura pelo universo das duas rodas durou pouco, apenas oito meses, pois foi convidado a integrar o time de design da Volkswagen.
“Nessa primeira fase da minha vida profissional, aprendi com grandes nomes da área de design, entre eles, Luiz Veiga e Gerson Barone, e graças a eles pude descobrir as minhas habilidades.”
Ao todo ficou nove anos e meio na VW e nesse período ganhou até o apelido de Jonny Highlight, pois tornou-se um especialista em superfícies e isso o ajudou inclusive no desenvolvimento da família Gol.
O seu ciclo na marca alemã se encerrou em 1999, após receber um convite da Ford para chefiar o futuro departamento de design e montar um estúdio da marca. “Com o fim da Autolatina, a VW saiu fortalecida e a Ford precisava se reconstruir, e foi nesse cenário que eu cheguei”, relata.
Uma das principais metas do executivo era montar o centro de design da Ford no Brasil e sua intenção era construí-lo dentro da fábrica de São Bernardo (SP), porém, com a construção da unidade em Camaçari (BA), teve de realizar o seu projeto por lá.
“Depois que o estúdio estava pronto, tínhamos algumas dificuldades, como transportar o modelo em clay (que é argila) em um caminhão frigorífico de São Bernardo até Camaçari a 60 km/h. Não foi uma tarefa fácil.”
O EcoSport de segunda geração (2012) foi um dos projetos que João, como gerente da área de design, comandou junto com o executivo Ehab Kaoud, da idealização ao lançamento.
“Lembro bem que não era para ter o vidro antes da coluna A por custo, e nós do design brigamos para mantê-lo, além de apostar na cara mais agressiva e na manutenção do estepe.”
Outro projeto do qual João fala com brilho nos olhos foi o Troller. “Logo após o lançamento do Eco, mergulhei de cabeça na reestilização do Troller apresentada em 2014.” O designer relata que, pelo fato de a marca Troller ter origem brasileira, trabalhou com muito prazer na execução do projeto – que ainda carrega o mesmo DNA do primeiro modelo lançado em 1999.
Em 2015, João foi transferido para atuar na matriz americana e em 2019 encerrou a sua jornada por lá. “Foram exatos 19 anos e meio trabalhando em uma empresa que sempre sonhei em atuar e tendo a certeza de que cada minuto valeu a pena”, encerra João Marcos.
Ele retornou ao Brasil e por aqui, direto de São José dos Campos (SP), atua como consultor de projetos automotivos encomendados por uma companhia inglesa.
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