O mês de janeiro é marcado pelo início do calendário de pagamento do IPVA na maior parte dos estados brasileiros, com o vencimento da cota única, geralmente com desconto, ou da primeira parcela. Mas não é só essa despesa que aparece no começo do ano, muitas vezes dificultando o pagamento.
Para quem esqueceu ou não pôde pagar o IPVA em janeiro, como fica a situação? A resposta para essa pergunta é: depende do estado em que é preciso pagar o tributo.
Entenda as possibilidades de pagamento em atraso por estado
Em São Paulo, por exemplo, ainda dá para pagar o tributo livre de multa em fevereiro – os paulistas podem pagar a cota única sem o desconto concedido em janeiro. Ainda existe a possibilidade de parcelamento, mas com a cobrança de multa e juros em relação à primeira parcela.
Quem atrasou a primeira parcela no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, não consegue mais se livrar da multa e dos juros. Mas ainda consegue fazer o parcelamento, com a cobrança sendo feita somente em relação ao atraso da primeira parcela.
Já no Paraná, quem deixou de pagar o IPVA em janeiro perde a opção do parcelamento e terá que pagar o valor de uma só vez, além de arcar com a multa e juros de mora em razão do atraso.Nesse caso, a multa pelo atraso no pagamento é de 0,33% ao dia – após 60 dias ela é fixada em 20% do valor total do imposto devido. Já os juros de mora são baseados na taxa Selic.
Vale lembrar que cada unidade da federação tem autonomia para determinar a forma de pagamento. No Distrito Federal e na Bahia, por exemplo, os pagamentos começam em fevereiro; já no Espírito Santo, em abril, enquanto os mato-grossenses iniciam o pagamento só em maio.
Por isso, para maiores informaçõES sobre o calendário de pagamentos do IPVA, vale consultar a secretaria da Fazenda do estado de interesse. Contribuintes de SP, RJ, MG, ES, PR, RS, SC, BA, CE, PE, GO, MT e RR podem conferir os valores e prazos do IPVA 2024 no Zul+, a plataforma digital da Estapar.
O que acontece se eu não pagar o IPVA?
Além da incidência de multa e juros, o IPVA em débito pode fazer com que o proprietário tenha o seu nome incluído na Dívida Ativa da União. É o popular e temido “nome sujo”, que pode inviabilizar a obtenção de empréstimos e financiamentos, por exemplo.
Sem o pagamento, o veículo também não poderá ser licenciado – que, se não for executado dentro do prazo, conforme o calendário nacional, traz consequências legais: o veículo será considerado em situação irregular e sujeito às penalidades previstas no código de trânsito brasileiro: multa de R$ 293, 47 por infração gravíssima, 7 pontos na CNH e a possibilidade de apreensão do veículo.
Uma mão na roda – que pode render prêmios
Quem, por um motivo ou por outro, não pagou o IPVA em janeiro e agora precisa pagar o valor integral, com ou sem multa e juros, pode contar com a ajuda do Zul+, a plataforma digital da Estapar.
Dentre muitos outros serviços (veja a relação abaixo), o aplicativo oferece a possibilidade de parcelar os débitos veiculares (além de IPVA, licenciamento e multas) em até 12 vezes no cartão de crédito.
“O IPVA é um imposto caro, pois acompanha o valor do veículo. O eventual acréscimo da multa e juros torna essa obrigação ainda mais pesada”, diz André Brunetta, diretor de Inovação e Digital do grupo Estapar. “O parcelamento oferecido pelo Zul+ pode ser uma solução muito bem vinda, que pode ajudar a manter as contas equilibradas.”
Além dessa tremenda mão na roda, pagando o IPVA com o Zul+, o motorista ainda tem a chance de levar para casa um dos dez iPhones 15 que serão sorteados. Ou, ainda, estacionar em sua garagem uma moto BMW ou um Jeep Renegade para chamar de seu! E com 5 anos de IPVA pagos.
Trata-se da promoção IPVA Premiado, que funciona assim: basta pagar o tributo pelo app Zul+ para receber um número da sorte. Quem tem mais de um veículo, ganha um número da sorte para cada IPVA pago pela plataforma. Os sorteios acontecerão entre fevereiro e junho, por meio da Loteria Federal.
É possível também receber números da sorte extras. É só recomendar o Zul+ para os parentes e amigos que também precisam pagar o IPVA: a cada indicado que pagar o IPVA pelo aplicativo, um número da sorte extra será atribuído para o usuário.
Confira o regulamento da promoção no site do IPVA Premiado Zul+.
O que mais o Zul+ oferece
“O Zul+ nasceu para facilitar a vida de quem dirige, com soluções práticas e simples para todos os problemas que giram ao redor da posse de um carro ou de uma moto”, ressalta Brunetta.
“IPVA, licenciamento e multas podem ser pagos por pix, cartões de crédito e de débito, além de Google Pay e Apple Pay. E dá para parcelar os valores em até 12 vezes”, explica o executivo.
Veja, abaixo, todos os serviços que você encontra no aplicativo Zul+, a plataforma digital da Estapar:
– Consulta e pagamento de débitos veículos – IPVA, licenciamento e multas;
– Cartões digitais para estacionamento em Zona Azul (São Paulo e mais 22 cidades);
– Tag free flow de pedágio sem mensalidade (válida também em estacionamentos);
– Localização de estacionamentos Estapar e pagamento de tíquete sem passar pelo caixa;
– Localização de estações de recarga Zletric;
– Estapar Reserva: vaga de estacionamento garantida nos principais aeroportos e arenas de shows e jogos de futebol do país;
– Alerta de rodízio na cidade de São Paulo;
– Seguro automotivo em parceria com as maiores seguradoras do país, com contratação 100% feita pelo app;
– CRLV digital (solicitação de emissão pelo app ou upload de arquivo já emitido, permitindo o uso mesmo sem conexão de dados);
– Valor de mercado de veículos de acordo com a tabela FIPE;
– Conteúdo da Quatro Rodas;
– Registro de manutenções do veículo.