Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi Q3 é opção de SUV premium mais barato que VW T-Cross

Veterano no segmento, SUV de entrada da Audi ainda é uma ótima escolha para quem aprecia luxo e desempenho

Por Felipe Bitu
Atualizado em 15 nov 2024, 15h45 - Publicado em 15 nov 2024, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O sucesso do Audi Q3 é um dos responsáveis pela popularidade atual dos SUVs: a geração anterior fez a lição de casa ao combinar luxo, desempenho e  boa capacidade para percorrer caminhos difíceis e chegou a ser líder do seu segmento.

    A maioria dos Q3 vendidos no Brasil tem o motor 2.0 TFSI de 170 cv (180 a partir da linha 2016) na versão Ambiente, que traz de série o desejado teto solar panorâmico Open Sky, de acionamento elétrico. O câmbio S Tronic de dupla embreagem e sete marchas faz um belo conjunto com a tração integral Quattro, levando-o de 0 a 100 km/h em 7,8 s.

    Q3 2.0 Quattro, modelo 2012 da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Quem não faz questão do teto solar deve ver a versão Attraction: apesar de mais simples, traz bancos de couro sintético, ar digital, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico e pneus 235/55 montados em rodas de liga leve de 17 polegadas.

    Mais rápida é a top, Ambition, com 211 cv (220 cv a partir de 2016), que acelera de 0 a 100 km/h em 7 s sem abrir mão do bom consumo de 9 km/l na cidade e 13,8 na estrada.

    Interior do automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
    Interior do Q3 Ambition 2.0 TFSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Entre os destaques, há acabamento interno de alumínio, bancos com ajuste elétrico e rodas de liga aro 18 e pneus 235/50.

    Todo 2.0 TFSI Quattro tem o Drive Select, com modos de condução específicos para conforto, esportividade ou economia. Agradam pelo elevado padrão do acabamento interno, com materiais de primeira linha e notável qualidade de construção.

    Continua após a publicidade
    Interior do automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas. Bancos são forrados de couro sintético.
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A versão Ambiente volta a brilhar na preferência do público que escolheu o 1.4 TFSI de 150 cv, principal novidade do modelo 2016.

    Herdado do Golf, o motor alavancou a popularidade do Audi Q3 e veio com o retoque na grade, faróis de xenônio e tração só dianteira através do câmbio S Tronic de seis marchas.

    Interior do automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas. Bancos são forrados de couro sintético.
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Q3 manteve a agilidade mesmo com o motor menor: de 0 a 100 km/h em 9,5 s e mantém o bom consumo de 10,7 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.

    Para orçamentos curtos, opte pela Attraction: perde o ar bizona, teto solar, retrovisor fotocrômico, faróis bixenônio, som com dez alto-falantes e rodas aro 18.

    Audi Q3
    (Arte/Quatro Rodas)

    O 1.4 TFSI tornou-se flex  no início de 2017: o Audi Q3 nacional manteve visual e potência, mas ganhou a versão mais cara, Ambition, com os detalhes internos de alumínio e o som Bose.

    Continua após a publicidade

    Independentemente da versão, o Q3 sempre se destaca pelo espaço adequado para quatro adultos, que viajam com os joelhos alinhados aos quadris.

    AUDI Q3
    Apesar dos 4,39 m de comprimento, o porta-malas tem razoáveis 460 litros (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O porta-malas de 460 litros é mais que suficiente para um SUV que nunca teve a pretensão de ser um veículo familiar. Seu custo de manutenção está na média do segmento, mas vale tomar cuidado extra com as unidades que receberam blindagem.

    A primeira geração do Audi Q3 foi vendida no Brasil até 2019, sendo que foi produzido no Brasil a partir de 2016.

    Problemas e defeitos do Audi Q3

    AUDI Q3
    (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Câmbio S Tronic: No Audi Q3 1.4 TFSI, os discos de embreagem devem ser trocados por desgaste natural das peças, indicado por ruídos anormais de funcionamento. Já nos motores 2.0 TFSI, que utilizam a caixa banhada a óleo, o lubrificante deve ser substituído a cada 60.000 km.

    Cabeçote: A injeção direta dos motores Audi/VW é notória pela carbonização nas válvulas de admissão, resultante da recirculação de gases da queima de gasolina com alto teor de enxofre. Também demanda cuidados com o tensionador da corrente de acionamento dos comandos, para evitar choques entre válvulas e pistões.

    Continua após a publicidade

    Direção: Folga excessiva nos mancais da caixa de direção são a origem de ruídos indesejados no sistema. Para solucionar o problema, basta reapertar os parafusos de fixação, mas em casos extremos vale a pena orçar a troca completa da caixa.

    Adulteração na ECU: Os motores 1.4 TFSI e 2.0 TFSI são bem conhecidos dos preparadores, que fazem o remapeamento da central eletrônica e a elevação da pressão do turbo, o que aumenta torque e potência, mas compromete a vida do motor.

    Recall: Houve apenas um, relacionado ao acionamento das luzes de freio pela alavanca do freio de estacionamento. Envolve os modelos 2016 e 2017 fabricados entre março de 2015 e dezembro de 2016.

    Automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    O que eu adoro: “Um automóvel adequado a qualquer situação. Na estrada, é rápido e veloz, com consumo reduzido frente ao desempenho. A elevada altura do solo também faz dele uma das melhores opções para a cidade.”

    O que eu odeio: “O sistema de injeção direta exige manutenção frequente para evitar a temida carbonização das válvulas. Os valores cobrados na rede autorizada são bem acima da qualidade dos serviços prestados.”

    Continua após a publicidade

    Preço médio dos Audi Q3 usados

    Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019
    2.0 TFSI Quattro Attraction Gas.
    R$ 84.888
    R$ 91.090 R$ 100.545
    2.0 TFSI Quattro Ambiente Gas.
    R$ 88.547
    R$ 93.451 R$ 103.444 R$ 109.144 R$ 134.015
    2.0 TFSI Quattro Ambition Gas. R$ 94.440
    R$ 106.018
    R$ 105.650 R$ 117.730
    R$ 146.550
    1.4 TFSI Attraction Gas. 150 cv R$ 90.534 R$ 98.406 R$ 120.629
    1.4 TFSI Attraction Gas. 150 cv
    R$ 92.874
    R$ 99.177

     

    Nós dissemos

    QR_627_ZERO_Q3
    Fevereiro de 2012 (Acervo/Quatro Rodas)

    Fevereiro de 2012 “O sistema de tração Quattro permite que o Q3 contorne curvas como um esportivo compacto. Aliás, a dupla embreagem, as borboletas para trocas de marcha atrás do volante e o controle de largada são características comuns a bólidos do asfalto, não a aventureiros da lama.”

    Pense também em um…

    range rover evoque
    Range Rover Evoque (Divulgação/Land Rover)

    Range Rover Evoque: É a referência no segmento: linhas agressivas e muito luxo sem abrir mão da competência no fora de estrada. É impulsionado por um 2.0 turbo de 240 cv e 34,7 mkgf ou (a partir da linha 2015) pelo 2.2 turbodiesel de 190 cv e 42,8 mkgf. Mas as duas versões têm peças de reposição caras e exigem mão de obra especializada.

    Preço das peças do Audi Q3

    Peças Original Paralelo
    Para-choque dianteiro R$ 4.336 R$ 4.250
    Farol completo (cada um) R$ 4.890 R$ 4.000
    Disco de freio (par dianteiro) R$ 2.968 R$ 697
    Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 803 R$ 779
    Amortecedores (os quatro) R$ 9.879 R$ 4.015

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.