Quarenta e nove anos depois da Volkswagen lançar o seu primeiro Golf com foco em desempenho, estamos entrando na era de esportividade elétrica da marca. A VW lança o ID.3 GTX, que é uma espécie de Golf GTI elétrico.
Ele foi apresentado lá em 2021, quando a VW lançou o seu conceito ID.X, embora o modelo de produção seja diferente em algumas áreas principais. O conceito estava equipado com dois motores elétricos e tração integral, diferentemente do GTX, que chega com apenas um motor elétrico que aciona as rodas traseiras.
Mas, desde 2021, a tecnologia de motores elétricos da marca evoluiu muito, tanto em potência quanto em desempenho. Portanto, faz sentido a VW anunciar seu mais novo modelo com esta configuração “menos atrativa”.
O ID.3 GTX é na verdade dois carros. Há modelos básicos, denominados apenas como GTX, que recebem um motor elétrico de 282 cv, o mesmo equipado no ID.4, que pode alcançar 100 km/h em apenas 6 segundos. Esse desempenho já o coloca a frente de carros a combustão como o recentemente reformado Golf GTI, que produz 262 cv de potência e tem um desempenho de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
A outra versão mais completa e focada em esportividade é o GTX Performance. A variante mantém o mesmo número de torque do GTX básico, cerca de 55,5 kgfm, mas sua potência cresce deliberadamente, chegando a 322 cv. Nesta configuração, o modelo alcança 100 km/h em apenas 5,6 segundos, 0,4 segundos a menos que a versão básica. Essa versão tem um melhor desempenho comparado até ao modelo conceito bimotor apresentado pela VW em 2021.
Ambos modelos utilizam a mesma transmissão e recebem a mesma bateria de 79 kWh, que oferece até 600 km de autonomia e pode ser carrega a 175 kW de potência.
Visual diferente do conceito
Comparado ao ID.X, o ID.3 GTX e GTX Performance não trouxeram linhas de carrocerias invocadas e tão esportivas. O design do carro parece ter ficado um pouco mais “arredondado”.
O para-choque dianteiro foi redesenhado, os espelhos laterais e teto ganharam acabamento preto e um novo conjunto de rodas de liga leve de 20 polegadas foi colocado no hatch.
Na traseira há um novo difusor em preto brilhante, lanternas em LED e a escrita “GTX” no lugar do emblema do carro na versão ID.3 padrão.
Por dentro a VW trouxe um pouco mais de esportividade colocando bancos esportivos em forma de concha e a escrita “GTX” embaixo do encosto de cabeça. Os assentos também são pretos e possuem costuras em vermelho para dar um toque final ao acabamento.
No centro, há uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas que será padrão em todos os modelos ID.3 daqui para frente e uma tela de instrumentos digital. Para facilitar a vida do motorista, um assistente de voz com tecnologia ChatGPT está a bordo da cabine.
Valor e data de lançamento do novo hatch elétrico da Volkswagen ainda não foram divulgados.